Há preocupações entre as equipes para a primeira rodada do WorldSBK em Phillip Island, Austrália, no próximo fim de semana. Os pneus de corrida não estão resistindo a distância completa e ainda não foi tomada uma decisão a respeito.
O circuito de Phillip Island está com uma nova camada de asfalto extremamente aderente que, além de mais rápida, está devorando os pneus acima do normal. No último teste concluído ontem (20), Toprak Razgatlioglu destroçou o recorde anterior da pista com pneus de corrida, os de qualificação nem foram usados.
“Os resultados finais do dia de teste ainda são difíceis de avaliar. Os últimos minutos foram como uma qualificação. Mas estivemos na vanguarda o tempo todo. Isso foi muito agradável”, disse o diretor de corridas da BMW, Marc Bongers. “Fazer uma previsão para a corrida é extremamente difícil porque definitivamente temos problemas com os pneus, simplesmente não conseguimos colocar os pneus ao longo da distância da corrida.“
“Não foi apenas conosco, mas também os nossos concorrentes. Haverá negociações com a Pirelli nos próximos dois dias. Não estou assumindo a distância total da corrida, pode até haver uma corrida bandeira a bandeira. Como ainda não está claro o que será decidido, nenhuma previsão pode ser feita ainda. Porque ou será uma corrida muito estratégica e amiga dos pneus ou serão duas sprint consecutivas“, antecipou Bongers.
Razgatlioglu conta como é estar lá nessas condições: “Com os pneus de corrida o nosso ritmo é muito forte, mas depois de 13 voltas ele desaparece“, explica o turco. “Posso imaginar que faremos uma parada durante a corrida para trocar pneus. Se percorrermos normalmente toda a distância, o ritmo será de 1min31s. Se isso acontecer, será uma corrida ruim que me aborrecerá. É por isso que espero uma bandeira a bandeira em talvez 20 voltas.“