A Pirelli vai introduzir no Mundial de Superbike em 2022 dois pneus macios, especialmente desenvolvidos para a classificação e Superpole Race, a corrida dez voltas que acontece nas manhãs de domingo.
Batizado de Pirelli SCQ, o novo composto foi desenvolvido a partir do SCX introduzido em 2019. A fabricante italiana observou que a maioria dos pilotos estava utilizando o antigo pneu macio em corridas mais longas que a Superpole Race, sugerindo que ainda havia margem para tornar a borracha mais macia.
A princípio, o novo composto SCQ traseiro terá uma duração máxima em torno de 10 voltas para coincidir com a Superpole Race. Mas também estará disponível o composto Superpole, uma borracha extra macia com duração máxima de três voltas específico para a classificação.
“O que estamos preparando principalmente para 2022 são pneus relacionados à Superpole e à Superpole Race. Será chamado de SCQ, de Qualify, mas não é realmente – será apenas associado a esses dois momentos“, disse o diretor da Pirelli, Giorgio Barbier. “Isso significa que o pneu é capaz de fazer 10 voltas, como o pneu SCX há dois anos. Agora, o SCX está sendo usado por todos em todas as condições, então tivemos que fazer algo novo.”
Barbier disse ainda que mais soluções virão no teste de Portimão: “No teste de dezembro do ano passado, já tínhamos algumas novas soluções traseiras e temos algumas novas para este teste e em Portimão. Esperamos que daqui e de Portimão tenhamos informações suficientes para preparar algo para as primeiras corridas em Aragão, Assen e provavelmente também Estoril.“
Os primeiros testes começaram em dezembro passado no circuito de Jerez, com comentários positivos da maioria dos pilotos. A primeira versão que estará disponível na primeira etapa, em Aragão, foi desenvolvida com um clima mais ameno em mente. No entanto, a Pirelli planeja disponibilizar outra versão voltada para climas mais quentes.