Segundo fontes italianas, a Michelin vai assumir o posto da Pirelli de fornecedora de pneus do WorldSBK a partir de 2027. A fabricante italiana, por sua vez, fará o caminho inverso, entrando na MotoGP.

O contrato entre a Pirelli e a Dorna expira no final de 2026, assim como o da Michelin com a MotoGP. O detalhe é que as duas categorias são geridas pela empresa familiar de Carmelo Ezpeleta, hoje em vias de ser adquirida pela Liberty Media.
Segundo o site italiano GPone, o acordo foi firmado durante o Grande Prêmio da França de MotoGP em Le Mans. O anúncio oficial deve ser feito na próxoma etapa do WorldSBK, o Grande Prêmio da Emilia Romanha, no circuito de Misano, em meados de junho.
Por que Michelin e Pirelli estão trocando de categoria? Os motivos oficiais não são claros. Mas a MotoGP irá entrar em uma nova era a partir de 2027, com motores de 850cc, gasolina 100% sintética, eletrônica atualizada e menor dependência aerodinâmica.
A Pirelli parece ter os pneus certos para essa nova realidade de motos menos potentes e aderentes, já que seu trabalho atual é com motos derivadas das ruas. Já o menos desenvolvido WorldSBK se beneficia com o know how da Michelin adquirido na MotoGP desde 2016.
Embaralhar as cartas para criar uma nova ordem é um dos objetivos da Dorna, que vê um domínio impressionante das motos Ducati desde o início da década. Mas a partir de 2027, com novos motores e pneus, todas as fabricantes estão começando do zero.