A Honda Racing Corporation (HRC) anunciou hoje (26) a contratação de Iker Lecuona e Xavi Vierge para a temporada 2022 do Mundial de Superbike. Inteiramente nova, a dupla espanhola será responsável por conduzir a CBR1000RR-R no caminho para as vitórias.
Lecuona, de apenas 21 anos, chega ao WorldSBK após duas temporadas claudicantes na MotoGP pela Tech3 KTM. Seu melhor resultado é um sexto lugar no Grande Prêmio da Áustria desse ano, mas o espanhol mostrou vários lampejos de grande velocidade, por isso é considerado um piloto promissor.
Vierge, por outro lado, é bem mais experiente e chega ao WorldSBK após sete temporadas na Moto2, onde conquistou quatro pódios e três poles. Suas performances mais impressionantes, no entanto, aconteceram no Campeonato Espanhol, onde arrecadou 15 pódios entre 2014 e 2015 e o vice-campeonato no último ano.
Lecuona e Vierge substituem Alvaro Bautista e Leon Haslam, que vinham desenvolvendo a nova CBR1000RR-R desde o ano passado. O espanhol decidiu voltar para a Ducati, onde corria em 2019, enquanto que o destino do filho de Ron Haslam ainda é desconhecido. Mas o gerente da equipe, Leon Camier deixou o seu agradecimento.
“Ao longo do tempo que passamos trabalhando juntos, tivemos a oportunidade de apreciar Leon como um piloto e como pessoa“, expressou Camier. “Queremos agradecê-lo pelo empenho, dedicação e total comprometimento com o nosso projeto e com a equipe. Foi um prazer trabalhar com ele e desejamos a ele tudo de melhor para o futuro.“
Mesmo com apoio oficial da HRC no Japão e uma nova moto, a Honda ainda não venceu sequer uma corrida no Mundial de Superbike, daí a necessidade da mudança. A última vitória aconteceu em Sepang 2016 com Nicky Hayden. Já o último título data de 2001, com Colin Edwards, conquista que carimbou sua passagem para a MotoGP.