Jonathan Rea anunciou ontem (3) que não vai conseguir disputar o GP da Holanda de WorldSBK entre 11 e 13 de abril. O hexacampeão mundial, que se recupera de diversas lesões na perna esquerda, não deve voltar às pistas antes de maio.
Rea (Yamaha) sofreu um acidente nos últimos dias da pré-temporada em Phillip Island, na Austrália, em 17 de fevereiro. O britânico caiu com violência com o pé esquerdo fraturando-o em diversos lugares e foi imediatamente operado em Belfast, na Irlanda do Norte.
Seis semanas depois, Rea ainda não tem permissão para colocar peso no pé esquerdo, que está imobilizado com uma tala especial alcochoada. Ao visitar os boxes da Yamaha em Portimão, parecia já pouco provável que ele voltasse na próxima etapa, em Assen, na Holanda.
“Não vou correr devido à minha lesão, mas continuarei focado na recuperação”, disse “Mas Cremona é uma possibilidade realista. Assen é uma boa pista para mim, mas o ponto é que a competição no WorldSBK é muito alta e quero ser competitivo quando retornar depois de um inverno tão bom.”
Assim como já acontecera em Portimão, Rea será substituído por Jason O’Halloran, piloto australiano de 37 anos com uma longa carreira no Campeonato Britânico de Superbike (BSB) e que esse ano também estará em ação pela Yamaha no Mundial de Endurance (FIM EWC).
Sem nenhum teste, O’Halloran concluiu a Corrida 1 em 17ª e a Superpole Race em 20ª. Na Corrida 2, ele sofreu um acidente na Curva 1 que trouxe as bandeiras vermelhas, embora estivesse bem após a queda. Assen é um circuito que ele conhece melhor, tendo corrido lá entre 2016 e 2019 no BSB.