Toprak Razgatlioglu (Yamaha) e Jonathan Rea (Kawasaki) lutaram pelo título do Mundial de Superbike em 2021 sem grandes incidentes, mas faíscas finalmente voaram no GP da Holanda realizado ontem (24) em Assen. Na segunda corrida, os dois pilotos acabaram no chão.
Brigando pela primeira posição, Razgatlioglu alargou o seu traçado na primeira curva do circuito holandês e quando recuperou a sua linha encontrou Rea. À princípio parece um movimento precipitado do britânico, mas repetições subsequentes deixam dúvidas. A Direção de Corrida não se manifestou.
“Foi uma pena, havia pouco que eu poderia ter feito“, disse Razgatlioglu. “Entrei na curva freando forte, mas não saí da pista, então voltei para minha linha, mas Johnny veio e me acertou e nós dois caímos. Seu erro é evidente se você ver as imagens. Considero um incidente de corrida. O fato é que Johnny não olhou para a minha trajetória, apenas para a dele. Ele diz que eu não olhei? Então deveria revisar bem as imagens, eu estava na frente e ele não olhou para onde eu estava.“
Jonathan Rea, claro, tem uma visão totalmente oposta: “O acidente foi culpa de Toprak. Ele chegou à curva 1 e freou 15 metros mais tarde do que o normal, ele realmente passou do ponto. Então ele voltou para a pista sem olhar, e nos tocamos. Normalmente, em circuitos como Assen, o piloto que sai e volta tem que deixar espaço para o que vem atrás, mas ele não o fez. Eu estava na minha linha e tinha o Bautista atrás de mim, não podia fazer mais nada. Nós dois colidimos e caímos no chão”.
Apesar de tudo, nenhum dos dois foi falar com os comissários ou mesmo um com o outro. Foi considerado um acidente de corrida por ambos. Mas quem se deu bem foi Alvaro Bautista, que rumou tranquilo para sua terceira vitória na temporada e a liderança no campeonato com 109 pontos. Rea é o segundo com 91 e Razgatlioglu terceiro com 64.
“Para mim, parece que Toprak saiu um pouco da linha“, disse Bautista, que estava logo atrás. “Ele foi para o meio-fio, mas não saiu da pista, apenas no meio-fio. Jonathan estava dentro mas atrás e depois foi rápido, procurando a linha normal. Toprak estava nessa linha, então eles ficaram no mesmo lugar ao mesmo tempo e não havia espaço para dois. Isso ia acontecer um dia. Vimos muitas brigas com eles no passado. Eu estava atrás e tive muita sorte.” A próxima etapa acontece em Estoril, Portugal.