Jonathan Rea anunciou hoje (23) que vai parar de correr após a temporada 2025. O britânico de 39 anos é o piloto mais bem sucedido da história do WorldSBK, com seis títulos seguidos e mais de 200 pódios.
Rea, que ainda se recupera das lesões sofridas na Austrália na pré-temporada, comunicou a sua decisão em um vídeo nas suas redes sociais. O britânico, que compete pela Yamaha desde o ano passado, não teve o seu contrato renovado para 2026.
“Estou pensando neste dia há muito tempo e, finalmente, decidi me afastar das corridas em tempo integral e me aposentar. Este esporte tem sido tudo para mim. Desde crescer como uma criança na Irlanda do Norte, sonhando em correr de moto, até chegar ao degrau mais alto do Campeonato Mundial de Superbike, vencendo corridas e campeonatos. Ao longo da minha carreira, sempre tive um único objetivo: vencer”, disse Rea.
“Essa mentalidade definiu quem eu era. Nunca corri para fazer número. Corri para ser o melhor. Chegou a hora de ouvir meu corpo, minha mente e, mais importante, meu instinto. Se não posso correr para vencer, então é hora de me afastar. Tenho o mesmo amor pelo esporte que tinha no primeiro dia, agora e hoje. Estou incrivelmente orgulhoso do que conquistei durante minha longa carreira. Seis Campeonatos Mundiais, mais de 100 vitórias em corridas e tantos outros prêmios ao longo do caminho. Estes são alguns recordes que eu nunca imaginei que pudessem ser alcançados”, continuou
“Mas não é sobre os recordes, os troféus ou as vitórias. São as pessoas e as memórias que levo comigo para sempre. Tive a honra de trabalhar com equipes, patrocinadores e engenheiros incríveis ao longo da minha carreira. Todos vocês fizeram parte desta jornada e sou extremamente grato por me deixarem viver o meu sonho. A todos os meus fãs, obrigado por todo o seu incrível apoio e lealdade; todo o apoio nos momentos bons e ruins realmente me ajudou e me deu a carreira que sempre sonhei”, completou o piloto.
Rea impressionou em sua única temporada completa no WorldSSP ea ponto de ser convocado para correr pela Hannspree Ten Kate Honda no GP de Portugal de WorldSBK de 2008. Uma largada na primeira fila e um quarto lugar destacaram seu potencial, e ele garantiu sua vaga para 2009.
Em cinco temporadas completas com a Honda, Rea conquistou 15 vitórias e 42 pódios antes de uma nova era de sucesso começar em 2015, com a Kawasaki. O sucesso foi instantâneo para o britânico, que venceu sua primeira corrida com o uniforme verde em Phillip Island, na Austrália.
Rea venceria outras 103 vezes pela Kawasaki conquistando 221 pódios e seis títulos mundiais seguidos entre 2015 e 2020. É o único campeão com mais de quatro títulos na história do WorldSBK, superando o também britânico Carl Fogarty.
Com a mudança de Toprak Razgatlioglu para a BMW, Rea mudou-se da Kawasaki para a Yamaha em 2024. Foram dois anos difíceis para o britânico, com destaques como uma pole em Assen no molhado e um pódio em casa em Donington Park.
O ano de 2025 parecia que seria muito melhor, mas um grande tombo em Phillip Island no penúltimo dia da pré-temporada o colocou de molho mais uma vez, com um tornozelo seriamente fraturado. Ainda assim, o hexacampeão vem dando sinais de recuperação nas últimas etapas.