A Honda Racing Corporation (HRC) apresentou hoje (30) a sua equipe oficial para competir na temporada 2021 do Mundial de Superbike (WorldSBK). Em sua segunda temporada após o retorno ao certame, a marca japonesa pretende dar mais um passo à frente.
A apresentação virtual foi filmada na garagem da equipe, antes de entrarem em pista para o primeiro teste oficial do ano, no circuito espanhol de Montmeló. Assim como no ano passado, os pilotos serão Alvaro Bautista e Leon Haslam.
“Tivemos um período prolongado entresafra e foi um pouco estranho, mas fiz muito treinamento físico e também estava muito ocupado em casa porque me tornei pai pela segunda vez“, revelou Bautista. “Definitivamente, estou ansioso para voltar às corridas agora e estou satisfeito com a moto. Não há grandes mudanças, mas uma série de pequenas evoluções que devem nos dar uma melhor configuração de base. Trabalhamos em muitas áreas, especialmente na eletrônica e nos concentramos em encontrar uma melhor aderência na traseira. Agora vamos usar os próximos testes para colocar tudo junto e tentar ter uma moto mais equilibrada.“
“O ano passado foi uma grande curva de aprendizado, com uma nova equipe, uma nova moto e depois uma temporada muito curta e intensa“, comentou Haslam. “Mas agora, em nosso segundo ano, temos muito mais dados disponíveis para nós, então espero que possamos começar cada fim de semana com uma base melhor. Isso, combinado com o desenvolvimento contínuo da moto, pode nos ajudar a dar vários passos em frente. Todo mundo tem trabalhado muito durante o inverno e eu honestamente não posso esperar para começar. Acho que podemos realmente começar a desafiar esta temporada.”
Bautista e Haslam tem à disposição uma Honda CBR1000RR-R SP com apoio direto da fábrica. A motocicleta enfrentou problemas no ano passado, mas agora, mais desenvolvida, a expectativa é de atingirem melhores resultados em 2021. Outro ponto positivo é a chegada de Leon Camier, ex-piloto que agora atua como chefe de equipe.
“Foi uma decisão difícil passar de piloto a chefe de equipe, mas esta oportunidade de trabalhar com a Honda tornou tudo muito mais fácil“, admitiu Camier. “Tenho uma longa experiência no WorldSBK e sinto que posso contribuir para este projeto emocionante. A moto é obviamente muito especial, imediatamente muito rápida, e muito trabalho foi feito nos últimos meses em todos os aspectos. Acho que podemos esperar dar um bom passo enquanto lutamos pelos melhores resultados possíveis.”
O diretor da HRC Tetsuhiro Kuwata, tem a mesma opinião: “No ano passado, conseguimos superar várias dificuldades e estabelecer uma tendência positiva de crescimento, e continuaremos a construir sobre as bases sólidas que lançamos para atingir os níveis aos quais a Honda aspira“, comentou. “Continuamos a desenvolver todos os aspectos da moto, incluindo motor, eletrônica e chassi, para que Álvaro e Leon possam lutar na frente no campeonato e para que, em última análise, nós pode oferecer aos nossos clientes as melhores motos de produção, agora e no futuro.”
A temporada 2021 do Mundial de Superbike está prevista para começar entre 21 e 23 de maio no circuito de Aragão, na Espanha. Assim, como a MotoGP, o calendário foi condicionado pela pandemia, com a maioria das etapas se concentrando na Europa. O GP da Argentina, no entanto, permanece escalado, entre 15 e 17 de outubro.