A Honda Racing Corporation apresentou hoje (9) a sua equipe para a temporada 2024 do WorldSBK. A CBR1000RR-R está com uma pintura semelhante a do ano passado, mas muitas mudanças ficam escondidas sob a carenagem.
A CBR1000RR-R está com um novo quadro, cerca de um quilo mais leve e rígido para melhorar a precisão da direção e a aderência nas rodas dianteiras e traseiras, bem como para aumentar o feedback para o piloto. A aerodinâmica também foi retrabalhada, com novas asas no eixo dianteiro.
O motor de quatro cilindros em linha é mais estreito que o modelo anterior. O diâmetro e o curso permaneceram idênticos em 81 mm e 48,5 mm, mas o sincronismo das válvulas foi alterado e a compressão aumentou. Há também válvulas de admissão de titânio mais leves e molas elípticas e progressivas para admissão e escape.
Eles também estão com um novo chefe de equipe, José Manuel Escamez, que chega para assumir a posição que era do ex-piloto Leon Camier. Os resultados nos testes de Jerez e Portimão foram desastrosos, mas na apresentação, os pilotos Iker Lecuona e Xavi Vierge esbanjaram otimismo.
“O objetivo é lutar pelo pódio“, disse Lecuona. “Alcançamos o pódio no primeiro ano, mas não no ano passado, que foi mais desafiador. Portanto, o nosso primeiro objetivo é desenvolver a moto a um nível que nos permita lutar na frente. Queremos alcançar mais três primeiros lugares e partir daí.”
“Digamos que nem sempre estivemos à altura do nosso potencial em 2023, pois o desempenho por vezes dependia da pista, das condições e se havia ou não um bom nível de aderência“, disse Vierge. “Queremos trabalhar arduamente para alcançar um nível de desempenho melhor e mais consistente em diferentes circuitos.”
“Ainda é cedo para falar em resultados concretos porque ainda temos que fazer testes. Um objetivo realista para nós seria continuar a desenvolver a nova Fireblade e, ao mesmo tempo, melhorar o nosso desempenho em comparação com o ano passado”, disse Escamez. “Acredito que ainda temos muito espaço para melhorias e, desde que façamos progressos consistentes, este será um caminho realista.”
Com o último título no já distante ano de 2007 e a última vitória em 2016, a Honda esta ávida para pelo menos se juntar ao grupo da frente no WorldSBK. A primeira etapa do ano é o Grande Prêmio da Austrália, entre 23 e 25 de fevereiro, em Phillip Island.