A Honda apresentou hoje (15) a sua equipe oficial para a temporada 2022 do Mundial de Superbike (WorldSBK). Com Iker Lecuona e Xavi Vierge, a marca japonesa busca um recomeço no campeonato.
Depois de voltar ao Mundial de Superbike de forma oficial em 2020 (o que não acontecia desde 2001), a Honda ainda não atingiu os resultados esperados. Apenas um pódio foi conquistado por Alvaro Bautista, que não conseguiu chegar perto dos líderes, Toprak Razgatlioglu (Yamaha) e Jonathan Rea (Kawasaki).
Para a temporada 2022, a Honda decidiu rever todo o projeto. O ex-piloto Leon Camier assumiu o posto de Team Manager e como primeiro piloto chegou Iker Lecuona. O jovem espanhol de 22 anos vem de três temporadas com muitos acidentes na MotoGP, porém uma inegável velocidade que os japoneses esperam aproveitar.
“Eu estou realmente feliz. Quando a Honda veio falar comigo, essa se tornou a primeira opção para mim, primeiro porque é uma equipe de fábrica, mas também porque é a Honda“, disse Lecuona. “Acho que é uma das melhores fábricas do mundo e estou muito feliz e animado para começar. Acho que não preciso mudar muito meu estilo de pilotagem. Sou um piloto e consigo adaptar-me e se a moto precisar de algo tento ajudar a moto a ir mais rápido“.
Lecuona experimentou a moto em dezembro e já teve o seu “batismo”, com uma queda e uma pequena fratura na mão esquerda: “A sensação é completamente diferente: pneus, suspensão, quadro, tudo é completamente diferente do que eu estava acostumado é algo que preciso aprender“, admitiu. “Um desafio é fazer três corridas em um fim de semana, o que é muito físico, mas também é bom porque sou um piloto que gosta de estar no limite. Às vezes eu caio. Então, com três corridas tenho mais chances de ter um bom resultado [risos].”
Para a garagem ao lado, a Honda optou por um piloto mais conservador: Xavi Vierge, experiente espanhol de 24 anos, com resultados modestos na Moto2, porém com bastante regularidade: “Há muito a aprender, sim, mas tenho muita sorte por termos alguns dias de testes antes do início da temporada, úteis para me adaptar à moto”, disse. “Somos dois jovens pilotos que vêm de outro campeonato e tudo é novo para nós. Temos muita energia, muita emoção, e vamos estimular um ao outro“, acredita.
Quanto à CBR1000RR-R, a Honda fez algumas modificações no modelo 2022, como uma nova transmissão, fluxo de ar para o motor otimizado, assim como a eletrônica. A Fireblade está completando 30 anos em 2022 e eles definitivamente querem fazer bonito nessa temporada.
“Esta máquina recebeu muito apoio dos fãs e clientes e é por isso que continua a prosperar por 30 anos, apesar do cenário global ter mudado drasticamente nesse meio tempo. Queremos retribuir sua lealdade vencendo corridas“, disse o diretor da HRC, Tetsuhiro Kuwata. “A temporada de 2022 é muito importante para nós, e temos que nos concentrar e fazer o nosso melhor para atingir nossa meta.”