O calendário 2024 do WorldSBK traz como novidade o GP da Hungria. Só que a nova pista, em Balaton Park, ainda não recebeu a homologação da FIM e corrida pode não acontecer. Uma substituta já está de prontidão.
Anunciado em outubro do ano passado, o calendário 2024 continha duas pistas novas: Cremona, na Itália e Balaton Park, circuito de 4.115 metros no sudoeste da Hungria. Inaugurado em maio de 2023, já aconteceram corridas de automóveis lá.
Mas, de acordo com os alemães do Speekweek, embora a pista seja nova, a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) exige grandes mudança para homologar a pista. Na maioria das curvas, as zonas de escoamento são muito pequenas e algumas paredes estão demasiado próximas.
A Dorna Sports, empresa que gerencia a MotoGP e o WorldSBK, não tem contrato com o Circuito Balaton, mas sim com a promotora HUMDA, sigla para “Agência Húngara para o Esporte Motorizado e a Mobilidade Verde”, que foi fundada pelo Ministério da Inovação e Tecnologia da Hungria.
Esse contrato não especifica o autódromo na Hungria a que se referem e os donos de Balaton Park não querem pagar pelas alterações. Outro autódromo, em Debrezin, no leste do país, foi originalmente planejado como local para o WorldSBK, mas esse projeto não deu em nada.
Tanto a Dorna quanto a HUMDA agora procuram maneiras de resolver o entrevero. O famoso circuito de Hungaroring, em Mogyoród, que sedia corridas de Fórmula 1 desde 1986, está fora de questão como local este ano devido a obras de renovação.
Ainda segundo os alemães, houve uma inspeção de pista em Hockenheim em meados de março; o circuito no sul da Alemanha poderia ser adaptado ao WorldSBK com algumas alterações. O retorno do campeonato ao país tedesco não ocorrerá antes de 2025.
Hockenheim, portanto, não pode agir como substituto da Hungria este ano. A alternativa mais confiável é realizar a etapa no Autódromo de Estoril, em Portugal, país do presidente da FIM, Jorge Viegas, e que já recebeu o WorldSBK nos últimos anos.
Mas só quando a HUMDA confirmar oficialmente à Dorna que o evento húngaro não se realizará este ano é que o plano de emergência entrará em vigor. De qualquer forma, o calendário 2024 permanece sendo mais europeu do que mundial; apenas o GP da Austrália foi realizado fora do velho continente.