Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • WorldSBK

GP da Austrália terá mesmo parada nos boxes

Lucas Carioli 22 de fevereiro de 2024

Os temores das equipes foram atendidos: a Pirelli confirmou hoje (22) que o GP da Austrália, primeira etapa do WorldSBK em 2024, será flag to flag, ou seja, terá uma parada obrigatória para troca de pneus, que não resistem a toda distância prevista.

O circuito de Phillip Island recebeu uma nova camada de asfalto em dezembro que, além de ser super aderente, mutila os pneus a uma velocidade impressionante, conforme se observou no dia de testes realizado lá essa semana. Os recordes da pista foram quebrados utilizando o composto de corrida.

A Pirelli, fornecedora única de pneus do campeonato, optou por trazer os compostos mais duros para Phillip Island. Os pilotos podem escolher entre os pneus padrão SC1 e SC2, enquanto há dois pneus traseiros SC0 disponíveis para a Superpole de sábado (24).

Devido ao “pit stop” obrigatório e à corrida flag to flag, mais dois jogos de pneus podem ser usados em comparação com a alocação normal. No Mundial de Supersport (WorldSSP), as corridas também obedecerão a esse mesmo formato.

“Vimos nos testes que o asfalto oferece muita aderência, com vantagem no tempo da volta voadora, mas por outro lado é muito agressivo com os pneus, principalmente em altas temperaturas, causando picos incomuns na temperatura do composto da banda de rodagem“, disse o diretor da Pirelli, Giorgio Barbier. “Considerando esta evidência, em acordo com a Dorna, FIM e Direção de Prova, decidimos que será obrigatório fazer uma paragem nas boxes para troca de pneus.“

“Foi uma decisão difícil de tomar, até porque, como sempre acontece nestes casos, algumas equipes gostariam de tentar correr a distância total. No entanto, a Pirelli acredita que a segurança dos pilotos deve ser prioridade absoluta em tais circunstâncias“, adicionou Barbier.

As Corridas 1 e 2 terão, portanto, paradas obrigatórias. No WorldSBK, a distância total foi reduzida de 22 para 20 voltas, o que significa que a janela dos boxes estará aberta entre as voltas 9 e 11. No WorldSSP, onde a distância total permanece em 18 voltas, é entre as voltas 8 e 10. A troca do pneu traseiro é obrigatória, enquanto a do dianteiro será opcional.

Tags: GP da Austrália Phillip Island Pirelli WorldSBK

Post navigation

Previous Yamaha R1 vai ser descontinuada na Europa no fim do ano
Next Quartararo (14ª) não esconde a decepção: “Ainda há muito a fazer”

Leia também

Sem ofertas, Iannone também pode sair no final do ano
  • WorldSBK

Sem ofertas, Iannone também pode sair no final do ano

30 de agosto de 2025
Bautista confirma mudança para equipe Barni
  • WorldSBK

Bautista confirma mudança para equipe Barni

26 de agosto de 2025
Ducati anuncia Lecuona para o lugar de Bautista em 2026
  • WorldSBK

Ducati anuncia Lecuona para o lugar de Bautista em 2026

25 de agosto de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.