O primeiro dia de competições no Grande Prêmio da França de WorldSBK ficou marcado pela pole position de Garrett Gerloff, a primeira da história da BMW. Na corrida 1, Toprak Razgatlioglu ficou com a vitória.
A Superpole é uma sessão de qualificação em que todos os pilotos têm 15 minutos para marcar o melhor tempo possível. O pneu de classificação da Pirelli está disponível desde 2022 e pode durar até dez voltas. O tempo estava ótimo e no início da sessão fazia 29 graus em pleno verão.
A classificação começou com Jonathan Rea (Kawasaki) na frente, seguido por Danilo Petrucci (Ducati) e Scott Redding (BMW) até a metade quando os pilotos entraram para trocar pneus. Faltando seis minutos para o fim, os primeiros participantes iniciaram a tentativa final.
Foi quando Gerloff (BMW) botou para quebrar e marcou 1min35s453, o melhor tempo do fim de semana até agora. Alvaro Bautista (Ducati) e Michael Ruben Rinaldi (Ducati) bem que tentaram, mas não conseguiram superar o tempo do norte-americano.
Essa foi a primeira pole da BMW Motorrad desde que ingressaram no campeonato com equipe própria em 2019. Também é a primeira de Gerloff e a primeira de um norte-americano desde John Hopkins no GP da Inglaterra de 2011. Razgatlioglu (Yamaha) e Rea ficaram em quarto e quinto, respectivamente.
A pista de Magny-Cours estava com uma temperatura de quase 50 graus quando os pilotos alinharam suas motos para a primeira corrida do fim de semana, às 14h00 locais. No início, Bautista liderava, mas o espanhol deu uma pequena saída na volta 3 e teve que recomeçar em último lugar.
A partir de então, Rinaldi e Razgatlioglu travaram um duelo emocionante pela vitória. A liderança alternou entre os dois várias vezes até que o turco prevaleceu na volta 15 e conquistou a vitória com uma vantagem de 2,6 segundos.
Jonathan Rea (Kawasaki) cruzou a linha de chegada em terceiro lugar, 2,1 segundos atrás de Rinaldi. Gerloff ficou entre os cinco primeiros e conquistou o quarto lugar de Alex Lowes (Kawasaki) na fase final. Bautista ainda chegou aos pontos, na décima colocação.
GP da França WorldSBK – Superpole (seis primeiros)
- Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW) 1’35.453s
- Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) +0.059s
- Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing – Ducati) +0.367s
- Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +0.415s
- Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +0.506s
- Loris Baz (Bonovo Action BMW) +0.551s
GP da França WorldSBK – Corrida 1 (seis primeiros)
- Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK)
- Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing – Ducati) +2.656s
- Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +4.773s
- Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW) +6.266s
- Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) +8.987s
- Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +9.740s