O Mundial de Superbike (WorldSBK) volta à ação nesse final de semana com o GP da Holanda sem a presença de uma das equipes satélites da BMW, a RC Squadra Corse. Com isso, Eugene Laverty ficou a pé.
De acordo com o comunicado da equipe, os motivos para a ausência é uma “reestruturação interna”, com pretensões de voltar mais competitiva. A marca alemã, no entanto, ainda conta com outra equipe satélite, a Bonovo Action, que traz como piloto o alemão Jonas Folger. Ambas foram anunciadas sob as asas da BMW no fim do ano passado.
“Lamentamos muito e foi uma decisão difícil, mas decidimos não comparecer à rodada de Assen por motivos internos. Estamos no início do nosso projeto, e estamos trabalhando muito na reestruturação interna“, disse o diretor da RC Squadra Corse, Roberto Perego. “Estamos muito desapontados com esta ausência, pois teria sido uma oportunidade importante para a BMW e Laverty. Aproveitaremos o intervalo para nos organizarmos melhor, para sermos competitivos, como merecemos, no WorldSBK.“
De acordo com informações conseguidas pelo Speedweek, o motivo da ausência são contas com pagamentos em atraso. O dono da equipe é Roberto Colombo (daí a sigla RC), chefe da Global Service Solutions (GSS) que cuida pessoalmente de todas as transações financeiras. Mas o italiano tem sofrido de graves problemas de saúde há meses e e tem sido hospitalizado repetidas vezes.
Enquanto isso, a BMW Motorrad oficial vem tendo resultados modestos na temporada 2021. O piloto da marca mais bem colocado no campeonato é Tom Sykes em sétimo com 89 pontos. Seu companheiro Michael van der Mark vem na sequência com 81. Entre os construtores, os alemães vem apenas na quarta posição, atrás da Kawasaki, Yamaha e Ducati.