Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • WorldSBK

Ducati perde 250 rpm na próxima etapa. Kawasaki recupera

Lucas Carioli 5 de maio de 2023

A organização do WorldSBK anunciou que a Ducati vai ter que limitar as rotações de seus motores em 250 rpm mais baixas a partir da próxima etapa, na Catalunha. Os giros extras serão disponibilizados para a Kawasaki.

Devido ao domínio apresentado por Alvaro Bautista nas primeiras corridas do ano, todas as Ducati Panigale V4R terão suas rotações diminuídas de 16.100 rpm para 15.580 rpm. Por outro lado, a Kawasaki receberá esses giros, passando de 14.600 rpm para 14.850 rpm.

Introduzida há alguns anos para frear o domínio da Kawasaki frente à Ducati, o algoritmo que limita as rotações máximas no WorldSBK é uma medida para tentar igualar as condições das motos de dois e quatro cilindros, embora atualmente todas sejam de quatro cilindros, em linha ou em V.

O algoritmo é baseado no desempenho do motor de cada motocicleta em sua configuração de fábrica, aquela disponível nas concessionárias. A partir daí, calcula-se uma média de rotações por minuto (rpm) e aplica-se a ela uma porcentagem extra que é o limite que o motor pode girar.

O limite pode variar ao longo da temporada de acordo com os resultados obtidos por cada fabricante, com o objetivo de manter a competitividade e foi de grande utilidade para a Ducati, que conseguiu igualar o jogo com a Kawasaki quando introduziu a Panigale V4R em 2019.

Mas agora é a Ducati quem está dominando, com Bautista conquistando oito vitórias nas nove corridas realizadas até o momento, além de dois pódios para seu companheiro de equipe, Michael Ruben Rinaldi. Nesses casos, a comissão técnica revisa o algoritmo e estabelece um novo limite.

Além disso, cada fabricante acumula uma série de pontos de concessão de acordo com os resultados dos seus pilotos, podendo posteriormente trocá-los por ‘tokens’ que lhes permitem trabalhar em áreas não permitidas no chassi e motor. Veja como ficará as rotações a partir de agora.

  • BMW M1000RR 15.500 rpm
  • Honda CBR1000RR-R 15.600 rpm
  • Ducati Panigale V4R 15.850 rpm
  • Kawasaki Ninja ZX-10 RR 14.850 rpm
  • Yamaha YZF-R1 14.950 rpm.
Tags: Aruba.It Racing – Ducati Jonathan Rea Kawasaki Racing Team WorldSBK

Continue Reading

Previous: Granado: “aprendi muito esse fim de semana”
Next: Razgatlioglu pode ficar no WorldSBK, mas na BMW

Leia também

Razgatlioglu vence Superpole Race e Corrida 2 em Donington assumindo a liderança do campeonato
  • WorldSBK

Razgatlioglu vence Superpole Race e Corrida 2 em Donington assumindo a liderança do campeonato

13 de julho de 2025
Toprak vence Corrida 1 acidentada em Donington
  • WorldSBK

Toprak vence Corrida 1 acidentada em Donington

12 de julho de 2025
Razgatlioglu supera Bulega e fica com a pole position em Donington
  • WorldSBK

Razgatlioglu supera Bulega e fica com a pole position em Donington

12 de julho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.