O GP da Holanda de WorldSBK teve três vencedores diferentes, mas deveria ter apenas um: Nicolo Bulega, que em duas delas precisou abandonar por falha na moto quando estava na liderança. A Ducati, agora, decobriu a causa.
Bulega (Aruba.it Ducati) estava no comando da Superpole Race no domingo pela manhã, quando precisou encostar sua Panigale V4R com defeito à beira da pista. Toprak Razgatlioglu (BMW) venceu. À tarde aconteceu a mesma coisa, dando a vitória à Andrea Locatelli (Yamaha).
A Ducati desmontou a motocicleta e descobriu o defeito: o sensor de posição do virabrequim, uma peça pequena, avaliada em apenas 30 euros e que fez Bulega perder muitos pontos no campeonato, embora ainda esteja na liderança.
“Honestamente, não tenho muito a dizer agora, realmente foi um dia sombrio”, admitiu um frustrado Nicolo Bulega ainda no domingo. “Tivemos azar, ou pelo menos tivemos problemas, e perdemos muitos pontos importantes para o campeonato.”
Este componente eletrônico é vital, pois monitora a posição exata do virabrequim e dos pistões para gerenciar a ignição do motor. A Ducati ainda não confirmou se esse era um lote defeituoso de sensores ou se foi apenas um caso isolado.
Bulega ainda lidera o campeonato com 136 pontos, apenas 21 pontos à frente de Razgatlioglu, uma diferença pequena para os padrões do WorldSBK. Como o turco também não teve 100% de aproveitamento, Locatelli se aproxima em terceiro, com 107 pontos.