Conforme o combinado, a Ducati apresentou hoje (15) a sua equipe oficial para a temporada 2022 do Mundial de Superbike (WorldSBK). A grande novidade é a volta de Alvaro Bautista, após dois anos na Honda.
Bautista, que estreou no WorldSBK com enorme sucesso em 2019, não resistiu à uma oferta da Honda para desenvolver a nova CBR1000RR-R. Como o projeto estava demorando demais para vencer, o espanhol aceitou voltar à Borgo Panigale para, enfim, conquistar o título.
“Estou muito feliz por estar de volta a esta equipe fantástica. Parece uma verdadeira família para mim e encontrar basicamente mesma equipe com a qual trabalhei em 2019 foi de suma importância“, disse Bautista. “Meus sentimentos com a Panigale V4R foram imediatamente muito positivos: acho que a moto está ainda mais equilibrada do que a que deixei. Com uma equipe e uma máquina tão competitivas, obviamente o objetivo é apontar para o título.”
Aos 37 anos, Bautista sabe que está se aproximando do tempo limite na sua carreira. O campeão das 125cc em 2006 se mostrou feliz com os testes pré-temporada realizados até agora, mas tem ficado atrás de Jonathan Rea (Kawasaki) e do novo campeão mundial, Toprak Razgatlioglu (Yamaha).
“Tenho mais experiência, conheço os pneus e o formato do a competição melhor, mas ainda será crucial aprender com os erros de três anos atrás. Os testes de inverno me deixaram muito animado e mal posso esperar para entrar em pista em Aragão“, garantiu Bautista.
Seu companheiro de equipe será Michael Ruben Rinaldi, piloto de 26 anos que foi campeão do Campeonato Europeu de Superstock em 2017. Após ter conquistado algumas vitórias significativas no ano passado, o italiano quer dar mais um passo à frente e disputar o título.
“Será um campeonato muito importante tanto para mim quanto para a equipe e minha futura carreira também poderá depende desta temporada“, disse Rinaldi. “Certamente darei o meu melhor e com a ajuda da equipe tenho certeza que podemos alcançar resultados importantes. Quero agradecer a Ducati e todos os patrocinadores que me permitiram para aceitar este desafio fascinante“.
Além do Mundial de Superbike, a Ducati também terá uma equipe oficial no Mundial de Supersport. Niccolò Bulega pilotará uma Panigale V2 no campeonato que teve o regulamento técnico totalmente revisto para 2022. A temporada começa em Aragão, na Espanha, no segundo fim de semana de abril.