A Aruba.it Ducati anunciou hoje (25) a contratação de Iker Lecuona para a temporada 2026 do WorldSBK. O jovem espanhol vai ocupar o lugar de Alvaro Bautista, que ainda não anunciou seus planos para o futuro.
Bautista, de 41 anos, foi campeão pela equipe em 2022 e 2023, mas vem sendo superado pelo companheiro de equipe Nicolo Bulega, atualmente o único capaz de deter Toprak Razgatlioglu (BMW). Então a Ducati deu preferência pela renovação do italiano, anunciada em 10 de junho.
Como Bulega conseguiu um susbstancial aumento salarial, restou pouco espaço para o segundo piloto. Uma situação inaceitável para o bicampeão Bautista, após os seus tremendos – e não tão distantes sucessos. Um novo piloto mais modesto precisou ser encontrado.
O escolhido foi Iker Lecuona, espanhol de 25 anos, com passagens pela Moto2 e MotoGP através da KTM. No WorldSBK, sua trajetória começou em 2022 através da claudicante equipe de fábrica da Honda, onde conseguiu dois pódios entre muitas lesões.
Embora Lecuona nunca tenha chagado à vitória no Mundial de Motociclismo e no WorldSBK, muitos ainda estão convictos de que o valenciano tem muito mais potencial do que demonstrou até agora, o que parece ter convencido a Ducati. No entanto, o seu contrato só vai até o fim de 2026.
O futuro de Bautista ainda é incerto. De acordo com o diário alemão Speedweek, ele vai
se juntar à equipe Barni Spark Ducati na vaga de Danilo Petrucci, de saída para a BMW. Ambas as partes estão muito confiantes de que um acordo será fechado em breve.