Nicolo Bulega venceu hoje (24) a Corrida 1 do GP da Austrália de WorldSBK, primeira etapa da temporada 2024 e primeira prova que o italiano disputa na categoria. O novo piloto da Ducati liderou um pódio só de italianos, com Andrea Locatelli e Andrea Iannone ao seu lado.
Bulega (Ducati) venceu o WorldSSP no ano passado com uma Panigale V2 e foi promovido para a vaga que era de Michael Ruben Rinaldi para esse ano. Nos testes pré-temporada, o piloto de 24 anos já mostrou a que veio, liderando quase todos os testes.
Ao chegar na Austrália, Bulega manteve o ritmo, ficando em segundo no último teste realizado na terça-feira (20). Na hora de decidir o grid de largada, o italiano não decepcionou novamente, conquistando facilmente a pole position com o tempo recorde de 1min27s916.
Na largada, Bulega ficou para trás e recuou para o 5ª lugar. Mas seu ritmo era tão formidável que na sétima volta já estava de volta na liderança, antes mesmo de iniciar a janela de pit-stop obrigatório devido ao desgaste prematuro dos pneus em Phillip Island.
Bulega entrou nos boxes na volta 9 e realizou o procedimento de forma exemplar. Quando todos os pilotos receberam um pneu traseiro novo após a volta 11, o italiano estava de novo na lidreança, 3s761 a frente de todos. Daí em diante, ninguém o pegou mais.
Essa foi a primeira vitória de um estreante no WorldSBK desde Alvaro Bautista, nessa mesma pista de Phillip Island em 2019. Agora, carregando lastros na moto, o espanhol pulou de 9ª no grid para as primeiras posições, mas uma queda na volta 4 liquidou suas chances.
“Passei o fim de semana inteiro pensando em como poderia fazer o pit stop perfeitamente. Isso pode fazer a diferença. Gostei de ter vencido a primeira corrida, agora há menos pressão sobre mim”, disse o impressionantemente frio Bulega. “Ganhei uma corrida, agora sei que posso fazê-lo.”
Foi Andrea Iannone (GoEleven Ducati) quem liderou as primeiras voltas, em um comeback dos sonhos para o italiano que não correu em parte alguma entre 2020 e 2023 devido a uma suspensão da FIM por doping. ‘O Maníaco’ provou que ainda tem lenha para competir na frente.
GP da Australia de WorldSBK – Corrida 1 (6 primeiros)
- Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati)
- Andrea Locatelli (Pata Prometeon Yamaha) +2.280s
- Andrea Iannone (Team GoEleven) +2.630s
- Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +4.728s
- Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) +5.706s
- Dominique Aegerter (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) +8.333s