Nicolo Bulega começou na frente os testes coletivos do WorldSBK no circuito de Portimão, em Portugal. O jovem italiano, campeão do WorldSSP, superou Toprak Razgatlioglu e Jonathan Rea no topo da tabela de tempos do dia 1.
Bulega (Ducati), que já havia sido convincentemente o mais rápido nos testes de Jerez, na semana passada, novamente impressionou, rodando 82 voltas em Portimão, a melhor delas em 1min39s913, 0s094 mais rápido do que Razgatlioglu (BMW).
Razgatlioglu também vem impressionando, pois a BMW, que até o ano passado era mera figurante, agora está entre as mais rápidas. A marca alemã não vem medindo esforços, com um novo braço oscilante, motor atualizado, pacotes aerodinâmicos revisados e eletrônica cada vez melhor.
Jonathan Rea (Yamaha), cuja apresentação da sua equipe aconteceu no domingo (28), voou para o P3 na sua penúltima volta rápida, ficando a apenas 0s148 atrás do líder Bulega. Sua missão de ficar mais confortável com a moto continua em Portimão.
A Yamaha trouxe uma série de pequenos melhoramentos para o circuito português e parece que deu certo, porque Remy Gardner (GRT Yamaha) e Andrea Locatelli, companheiro de Rea, ficaram em quarto e quinto lugares, respectivamente.
Quem também deu seguimento ao seu processo de familiarização com a Ducati Panigale V4R foi Sam Lowes (VDS Racing Team), que ficou em sexto lugar após rodar 74 voltas em Portimão, cerca de dois décimos a frente de Michael van der Mark, na segunda BMW.
Eis que Alvaro Bautista (Ducati) surge na oitava posição. O bicampeão aparentemente ainda está lutando com uma lesão no pescoço, bem como a nova realidade, os 5 kg de lastro que foram colocados na sua motocicleta para cumprir as novas regras de peso.
Depois de passar completamente despercebida em Jerez, a Honda reapareceu em Portimão com Xavi Vierge se colocando na nona posição a 0s816 do líder. A equipe trouxe uma CBR1000RR-R bastante revisada para essa temporada.
Fechando o top 10, Alex Lowes (Kawasaki) tentou um novo braço oscilante, enquanto a busca por mais aderência traseira e melhor aceleração, embora um problema mecânico tenha retardado seu progresso. Os testes em Portimão continuam hoje.