Apesar do sucesso que vem vivendo no WorldSBK, a BMW Motorrad teve um inesperado revés no último final de semana: a Bonovo Action, sua atual equipe satélite, comunicou que está se retirando do campeonato ao final do ano.
A equipe, que tem como pilotos Scott Redding e Garrett Gerloff tem tido resultados modestos esse ano, dois oitavos lugares para ambos os pilotos. No entanto, segundo o seu proprietário, Jürgen Röder, a causa da saída não foi essa.
“Sairei por razões pessoas a partir de 2025 e a Bonovo Action retira-se. Gostaria de agradecer pessoalmente a todos os adeptos que ficaram conosco de forma tão leal, que ficaram contentes conosco, mas também sofreram conosco. Muito obrigado, porque sem o entusiasmo dos espectadores e dos adeptos, tal compromisso não seria possível“, disse Röder em seu comunicado.
“Lamentamos a decisão de Jurgen Roder de não continuar seu envolvimento no WorldSBK, mas ao mesmo tempo entendemos”, disse o diretor da BMW, Marc Bongers. “Gostaríamos de agradecer a toda equipe pela excelente e profissional cooperação ao longo dos últimos anos. Agora continuaremos a dar tudo de nós para termos sucesso juntos nas restantes corridas desta temporada.”
Relativamente recente no Mundial de Superbike, a Bonovo Action tem suas origens nas corridas de sidecar e estreou no campeonato com a Yamaha em 2020, com o conhecido piloto alemão Jonas Folger, antes de fazer a transição para a BMW em 2021.
Em 2022, novos pilotos chegaram, Loris Baz e Eugene Laverty, que terminou sua longa e bem sucedida carreira ao final do ano e assumiu um papel de liderança na equipe. Em 2023, o seu lugar foi assumido o pelo texano Garrett Gerloff. Esse ano chegou Scott Redding, direto da equipe de fábrica.