Disposta a vencer no Mundial de Superbike, a BMW Motorrad Motorsport anunciou hoje (27) que duas novas equipes satélite, a RC Squadra Corse e a Bonovo Action terão motocicletas M1000RR em 2021. Os pilotos são bem conhecidos, Eugene Laverty e Jonas Folger.
Laverty integrou a equipe oficial nos últimos dois anos sendo preterido pelo holandês Michael van der Mark em 2021. O britânico, no entanto, não ficará sem montaria ganhando atenção total da RC Squadra Corse, equipe chefiada pelo proprietário Roberto Colombo que compete na categoria desde 2016.
Folger ficou conhecido por suas participações na Moto2 e na MotoGP pela então equipe satélite da Yamaha, Tech3. O alemão, no entanto, teve que interromper a carreira para o tratamento da Síndrome de Gilbert atuando, depois, como piloto de testes. Sua volta às pistas aconteceu apenas esse ano com a Bonovo Action no campeonato alemão, onde venceu todas as 8 etapas. No WorldSBK, o piloto fez duas participações curinga, na Catalunha e em Portugal.
“Estamos realmente ansiosos pela parceria com a Bonovo Action e RC Squadra Corse”, disse o Diretor da BMW Motorrad Motorsport, Marc Bongers. “Essa cooperação nos permite diversificar ainda mais nosso projeto. As equipes se comunicarão de perto com a BMW Motorrad e teremos ainda mais feedback coletivo. “As equipes também são muito fortes no que diz respeito aos pilotos. Jonas Folger e Eugene Laverty não são apenas rápidos, mas seus muitos anos de experiência permitem que eles façam contribuições importantes para o desenvolvimento da M 1000 RR. É ótimo que Eugene ainda esteja a bordo e dou as boas-vindas a Jonas na família BMW.”
“A cooperação com as equipes satélites representa outro passo importante para nosso envolvimento no WorldSBK. É ótimo ter mais duas motos no grid. Gostaria de dar as boas-vindas às duas em nosso projeto”, disse Markus Schramm, Diretor da BMW Motorrad. “A Bonovo Action, com Jonas Folger, é a primeira equipe alemã a competir no WorldSBK com um piloto bávaro em uma moto bávara. Essa é uma combinação especial. Também estou muito satisfeito por Eugene Laverty continuar a ser um membro da família BMW, aplicando seus talentos e conhecimento na RC Squadra Corse, recém-formada, mas já conhecida no paddock. Espero que todos tenham uma temporada de sucesso em 2021!”
A partir de 2021, portanto, o número de motos BMW no grid do Mundial de Superbike sobe de duas para quatro. O papel de Laverty também incluirá ser o piloto de já que o britânico esteve envolvido no desenvolvimento da nova M 1000 RR desde o início. O piloto principal oficial continua sendo o campeão de 2013, Tom Sykes.