A equipe oficial da BMW no WorldSBK apresentou ontem (17) a sua estrutura para competir na temporada 2024. A grande novidade, claro, é a chegada de Toprak Razgatlioglu, que promete impulsionar as máquinas alemãs ao grupo da frente.
Razgatlioglu, de fato, elegeu a BMW como um novo desafio em sua carreira, depois dos quatro anos na Yamaha, onde foi campeão em 2021, e após a sua tentativa de entrada na MotoGP não ter dado certo. O primeiro contato do turco com a M1000RR foi positivo.
“Eu estava sorrindo na primeira vez que testei a moto na reta“, disse Razgatlioglu referindo-se à boa potência da moto. “No geral a moto é muito boa, o freio motor é inacreditável. Existem apenas algumas áreas que precisam ser melhoradas para o meu estilo”, comentou.
Ainda assim, Razgatlioglu é cauteloso: “O teste da próxima semana será muito importante, porque verei todos os pilotos lá”, antecipou. “Só rodei sozinho, não vi outros pilotos, preciso de referências, de alguma luta, para ver os tempos das voltas. Veremos, mas estou muito positivo e muito feliz”.
Seu companheiro será Michael van der Mark, revivendo a parceria que trouxe muito sucesso à equipe Yamaha em 2020, antes do holandês debandar-se para a BMW. O piloto de 31 anos espera finalmente realizar uma temporada tranquila, sem problemas com lesões, como em 2022 e 2023.
“Estou em forma, estou pronto para correr”, garante Van der Mark. “Todos nós temos um objetivo na BMW: vencer. Em Phillip Island veremos onde estamos, mas tenho muita confiança no projeto. Assinar con o Toprak, mudar muitas coisas… Vai impulsionar a moto muito melhor.”
Além da equipe oficial, a apresentação em Berlim também revelou o time satélite, Bonovo Action BMW, que contará com os pilotos Scott Redding e Garrett Gerloff, que também veio da Yamaha. Os testes pré-temporada do WorldSBK recomeçam em uma semana, no circuito espanhol de Jerez.