A BMW Motorrad apresentou ontem (17) a M1000RR com a qual vai competir na temporada 2021 do Mundial de Superbike (WorldSBK). Serão três equipes, a oficial e duas satélites.
Na oficial, os pilotos serão Tom Sykes, campeão mundial de 2013, e Michael van der Mark. Enquanto o britânico já compete pela marca alemã desde 2019, o holandês é um recém-chegado da Yamaha, onde passou os últimos anos.
“Meu objetivo é estar sempre na frente. É por isso que corro, é por isso que saio da cama e é isso que me motiva“, disse Sykes. “Grande crédito à BMW porque trazer um modelo fortemente revisado ou mesmo um novo modelo como a M1000RR apenas um ano e meio após o lançamento da S1000RR mostra o objetivo, ambição e também seus compromisso com o campeonato“, completou o britânico.
Novo na equipe, Van der Mark aproveitou para comparar a M1000RR com sua antiga Yamaha R1: “É uma moto completamente diferente, especialmente o motor ou pelo menos o som do motor. É uma das principais coisas a que tenho que me acostumar, porque mesmo quando estamos indo devagar, ainda soa rápido“, disse o holandês. “Tanto a BMW como a Yamaha têm os seus pontos fortes e fracos e trata-se de tentar juntar as melhores partes. Há muito potencial com a BMW, mas ainda tenho que me acostumar bastante com a moto“, ressaltou.
O ano de 2021 é o primeiro que a BMW Motorrad utilizará o “M Power”, famoso em corridas de carros, nas pistas do motociclismo. Mas o diretor da divisão esportiva da marca alemã, Marc Bongers garante que a mudança não foi apenas para fins de marketing.
“É uma moto totalmente nova e muito disso está apenas sob a carenagem“, revelou Bongers. “Do ponto de vista da geometria, pegamos o que aprendemos com a S1000RR e colocamos na M1000RR. Então, quando vamos para o motor, temos mudanças consideráveis que afetam a embreagem para começar, bem como as bielas de titânio e os pistões. Pode não parecer muito diferente do lado de fora, nas especificações, mas há muitos detalhes dentro da moto que definem a base para o envolvimento neste ano“, garante.
Para reforçar o seu compromisso com o campeonato (e com a vitória), a BMW terá esse ano o apoio de duas equipes satélites: a Bonovo Action, que tem o experiente Eugene Laverty como único piloto e a RC Squadra Corse, que traz o conhecido Jonas Folger de volta às pistas, depois de tratar seus problemas de saúde. O campeonato começa no próximo fim de semana em Aragão, na Espanha.