Alvaro Bautista venceu hoje (24) a Corrida 2 do GP da Catalunha do WorldSBK, a sua primeira vitória em 2024. Nicolo Bulega ficou em segundo e Toprak Razgatlioglu em terceiro, mas o turco levou na Superpole Race, mais cedo.
Razgatlioglu já mostrou que estava rápido ontem (23) ao vencer pela primeira vez com uma BMW na Corrida 1. Na Sprint Race (que no WorldSBK é chamada de Superpole Race), o campeão de 2021 derrotou um trio de Ducatis e garantiu a segunda vitória do fim de semana.
A Superpole Race é assim chamada porque o resultado influi no grid de largada da segunda corrida. Isso significa que Razgatlioglu largou da pole pela terceira vez neste fim de semana, com Andrea Iannone (GoEleven Ducati) e Bautista completando a primeira fila.
No começo, Bulega ditou o ritmo a frente de Bautista e Razgatlioglu após assumir a liderança na volta 5. Quando o desgaste dos pneus se tornou perceptível no meio da corrida, o espanhol voltou a ultrapassá-lo na volta 11, mas o italiano não se abalou e manteve-se na frente.
Restando duas voltas para o final, Bautista finalmente conseguiu a ultrapassagem definitiva e cruzou a linha de chegada com 2 segundos de vantagem para o seu novo companheiro de equipe, campeão do Mundial de Supersport em 2023.
Razgatlioglu percebeu desde a volta 12 que não seria capaz de lutar pela vitória. O turco garantiu o terceiro lugar cruzando a linha de chegada 7 segundos atrás do vencedor. Em quarto lugar, Michael van der Mark confirmou a tendência ascendente da BMW.
Danilo Petrucci (Barni Ducati) cruzou a linha de chegada na quinta posição, como o melhor piloto de equipe privada classificado. Remy Gardner conduziu a melhor Yamaha para o 6ª lugar, mas devido a uma penalização, ele terminou oficialmente em sétimo.
Alex Lowes (Kawasaki), se beneficiou dessa punição e terminou em sexto. Jonathan Rea (Yamaha) finalmente teve uma corrida sem problemas e finalizou em oitavo, seus primeiros pontos pela marca dos diapasões que passou a competir em 2024.
Com esses resultados, a classificação geral de pilotos agora é liderada por Bulega com 87 pontos, tendo Lowes e Bautista estão empatados no segundo lugar com 75. Razgatlioglu está classificado em 4º lugar, com 71. Parece que a disputa esse ano vai ser equilibrada.
GP da Catalunha de WorldSBK – Corrida 2 (10 primeiros)
- Alvaro Bautista (E) Ducati
- Nicolò Bulega (I) Ducati +2,041 seg
- Toprak Razgatlioglu (TUR) BMW +7,005
- Michael vd Mark (HOL) BMW +12,452
- Danilo Petrucci (I) Ducati +15,076
- Alex Lowes (ING) Kawasaki +15,285
- Remy Gardner (AUS) Yamaha +16,000
- Jonathan Rea (GB) Yamaha +16,963
- Dominique Aegerter (SUI) Yamaha +19,849
- Garrett Gerloff (EUA) BMW +21,644