Alvaro Bautista venceu hoje (21) a Superpole Race do GP da Holanda de WorldSBK, em Assen. O bicampeão, que largou apenas em sétimo lugar, avançou furiosamente pelo pelotão e venceu uma disputa com seu companheiro na Ducati, Nicolo Bulega.
O tempo permanece instável na região de Assen, próxima ao litoral holandês. A chuva deve ser esperada a qualquer momento, com temperaturas em torno de 10 graus. Quando a Superpole Race começou, às 11h00 locais, estava ensolarado e a pista estava úmida apenas em alguns lugares.
Jonathan Rea (Yamaha) largou da pole position, com Nicolò Bulega (Ducati) e Toprak Razgatlioglu (BMW) ao seu lado. Bautista (Ducati) largou apenas na sétima posição, tendo Michael Ruben Rinaldi e Andrea Iannone ao seu lado na terceira fila.
Após a largada, Bulega, assumiu a liderança na primeira curva. O campeão mundial de Supersport de 2023 disparou na ponta andando muito mais rápido do que os demais. Mas isso parece ter acentuado o desgaste do seu pneu traseiro SCQ (de qualificação) na corrida de apenas 10 voltas.
Bautista, por outro lado, chegou a recuar para oitavo na primeira volta, mas avançou pelo pelotão na segunda metade da corrida e tirou Bulega da liderança na volta 9. O espanhol venceu com 2s6 de vantagem para o italiano, com Alex Lowes (Kawasaki) completando o pódio.
Os pilotos da Yamaha Remy Gardner e Jonathan Rea também lutaram pelo pódio e chegaram em quarto e quinto, respectivamente. Por outro lado, Toprak Razgatlioglu (BMW) também sofreu com problemas nos pneus e fechou a corrida curta apenas na nona posição.
Com esses resultados, Bautista assumiu a liderança do campeonato com 103 pontos, dois a frente de Bulega (101) e dez a frente de Alex Lowes (93). Razgatlioglu vem em quarto com 92. Mas há mais uma corrida longa, que será disputada daqui a pouco.
GP da Holanda de WorldSBK – Superpole Race (10 primeiros)
- Alvaro Bautista (ESP) Ducati
- Nicolò Bulega (ITA) Ducati + 2,686 seg
- Alex Lowes (GB) Kawasaki + 7,403
- Remy Gardner (AUS) Yamaha + 7,551
- Jonathan Rea (GB) Yamaha + 8,177
- Andrea Locatelli (ITA) Yamaha + 9,114
- Sam Lowes (GB) Ducati + 9,702
- Michael vd Mark (HOL) BMW + 9,824
- Toprak Razgatlioglu (TUR) BMW + 10,034
- Scott Redding (GB) BMW + 11,981