Alvaro Bautista venceu hoje (10) a segunda corrida do Grande Prêmio da França de WorldSBK, em Magny-Cours. O espanhol da Ducati freou o avanço de Toprak Razgatlioglu, que havia vencido as outras provas do fim de semana.
Com temperaturas do ar de 35 graus e do asfalto de 51 graus, a largada da segunda corrida foi prorrogada até as 15h15 para não coincidir com o horário do GP de San Marino de MotoGP. Apesar do calor, 50.583 espectadores compareceram ao autódromo.
A formação do grid mudou significativamente nas duas primeiras filas devido às quedas do pole Garrett Gerloff (BMW) e de Michael Rinaldi (Ducati) na corrida da Superpole – ambos foram derrubados pelos seus colegas de marca e companheiros de equipe.
Razgatlioglu (Yamaha), que vencera a Corrida 1 no sábado e a Superpole Race de hoe, ficou com a pole, ao lado de Bautista (Ducati) e Jonathan Rea (Kawasaki). Alex Lowes (Kawasaki), queixando-se de dores no joelho esquerdo e decidiu não participar da segunda corrida.
Após a largada, Bautista, Rea e Razgatlioglu rapidamente se afastaram na liderança e já estavam 1s8 à frente após quatro voltas quando foram acenadas bandeiras vermelhas. Redding (BMW) derrubou Dominique Aegerter (Yamaha) no grampo. O atordoado suíço foi resgatado pelos fiscais.
Na segunda de uma corrida reduzida para 17 voltas, além de Lowes, também não alinharam Aegerter e Lucas Mahias (Kawasaki), que já havia sido eliminado. Redding, por sua condução arriscada, recebeu uma penalidade dupla por volta longa.
Bautista novamente partiu bem e tomou a liderança. Decidido a resolver as coisas o mais rápido possível, o piloto da Ducati fez uma série de voltas rápidas, que lhe deram uma vatangem de quase 6 segundos quando cruzou a linha de chegada em primeiro.
Razgatlioglu e Rea tiveram que se contentar em uma briga pelo segundo lugar. Os dois campeões mundiais se ultrapassaram várias vezes e não deram folga um ao outro. No final, o turco cruzou a linha de chegada com sua melhor volta pessoal, 0,9 segundos à frente do britânico.
Andrea Locatelli (Yamaha) garantiu mais uma sólida quarta posição à frente de Gerloff, sem dúvida, o piloto mais consistente da BMW no momento. Axel Bassani (Ducati) foi o sexto e Danilo Petrucci (Ducati) fechou em sétimo. A melhor Honda foi novamente a de Xavi Vierge, em nono.
GP da França WorldSBK – Corrida 2 (Seis primeiros)
- Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati)
- Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +5.893s
- Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +6.779s
- Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +10.978s
- Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW) +11.482s
- Axel Bassani (Motocorsa Racing) +15.258s
Campeonato
- Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) 467 pontos
- Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) 410
- Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) 290
- Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) 256
- Axel Bassani (Motocorsa Racing) 219
- Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) 180