Conforme se esperava, a equipe Barni Spark Racing anunciou hoje (26) a chegada de Alvaro Bautista para a temporada 2026 do WorldSBK. O bicampeão substitui Danilo Petrucci, de saída para a BMW.
Bautista, que foi campeão pela Ducati em 2022 e 2023, não chegou a um acordo de renovação para 2026, já que a equipe de fábrica deu preferência para Nicolo Bulega, vice-líder da atual temporada. Mas aos 41 anos, Bautista ainda não quer pendurar o capacete.
A Ducati também não vai deixá-lo totalmente na mão. Na equipe Barni, o espanhol vai continuar a ter equipamento de primeira linha, razão pela qual Bautista aceitou a oferta. Petrucci, por exemplo, é o piloto que anda mais regularmente próximo das equipes de fábrica.
“Gostaria de agradecer à Barni pela confiança e interesse que demonstrou em mim. Imediatamente após o anúncio de que eu estaria disponível para a temporada de 2026, ela me contatou sem hesitar, e isso significa muito para mim”, afirmou Bautista. “Estou feliz por continuar na família Ducati, onde já alcancei sucesso, e acredito que, junto com a Barni, podemos alcançar grandes resultados. A equipe continua a crescer a cada temporada, e este acordo é mais um passo adiante.”
Na Barni Spark Racing, Bautista trabalhará com uma equipe completamente nova. Nem mesmo seu chefe de equipe, Giulio Nava, que está ao seu lado desde 2015, o acompanhará. O espanhol está considerando isso, portanto, uma nova era.
“Será preciso muito comprometimento”, disse Bautista. “Mas estou confiante porque vejo muita motivação e um forte espírito competitivo na Barni. Quero provar que ainda posso vencer. Os últimos dois anos não foram fáceis devido aos novos regulamentos, mas agora, com a nova Panigale V4R e o apoio da Ducati, temos tudo o que precisamos para ser competitivos.”
A permanência de Bautista evitou a verdadeira catástrofe que seria a saída de três campeões em atividade no mesmo ano. A estrela Toprak Razgatlioglu vai para a MotoGP e Jonathan Rea, o piloto mais bem sucedido do WorldSBK, com seis títulos, já confirmou aposentadoria ao término de 2025.
Parágrafo 8