É nesse final de semana que conheceremos o campeão do Mundial de Superbike em 2021 que, pela primeira vez em seis anos, pode sair das mãos de Jonathan Rea (Kawasaki) e ficar com Toprak Razgatlioglu (Yamaha). Veja as chances do turco no GP da Indonésia.
Razgatlioglu chega à Mandalika com 30 pontos de vantagem para Rea, o que já seria suficiente para o título na MotoGP, mas não do WorldSBK, onde acontecem três corridas por etapa e 62 pontos em jogo. Mesmo assim, o piloto da Yamaha pode ficar com o título logo na primeira delas, amanhã (20).
Para que isso aconteça, Razgatlioglu precisa abrir 37 pontos de vantagem para Rea. Ou seja, com mais 7 pontos, o turco assegura o título na primeira corrida do fim de semana, o que pode ser feito com mais uma vitória e Rea terminar em terceiro ou menos.
O segundo lugar basta a Razgatlioglu se Rea encerrar a corrida em quarto ou menos. Se o piloto da Yamaha for terceiro, o rival da Kawasaki precisa estar em sétimo ou menos. Se o líder do campeonato for quarto, o hexacampeão não pode ir além de décimo.
Razgatlioglu ainda pode ser campeão na primeira etapa se chegar em quinto e Rea tiver uma péssima corrida e for apenas 12º. Com uma sexta posição, o atual campeão não pode passar de 13º. Se Rea não marcar pontos, Razgatlioglu só precisaria terminar entre os nove primeiros.
Razgatlioglu e Rea conquistaram 28 pódios na campanha de 2021, com o turco assegurando 13 vitórias em comparação com 11 de Rea. Ambos também tiveram três desistências, o que evidencia a temporada mais equilibrada do WorldSBK em anos. O último campeão diferente foi Sylvain Guintoli com a Aprilia em 2014.