O World Supersport (600cc), uma das categorias de acesso ao World Superbike está com os dias contados. A classe mundial de superesportivas médias será substituída, nos próximos anos por outra, com motocicletas naked.
A chocante revelação foi feita por Javier Alonso, ex-diretor executivo da Dorna, a entidade que promove e regulamenta tanto o World Superbike quanto a MotoGP. Segundo o espanhol, o motivo é o declínio na venda de superesportivas médias.
“Não posso dizer quando, mas vamos ter uma classe com motos naked em vez do World Supersport“, disse Alonso aos britânicos do Motorcycle News. “Pode ser o futuro. Começaria como uma substituição da Supersport e, em seguida, vamos ver no que dá. O problema é que as vendas de superbikes estão caindo e as vendas de 600cc desapareceram.”
Embora a Yamaha tenha recentemente apresentado a nova geração da YZF-R6, a sua grande rival Honda, meses antes anunciou o fim da produção da CBR600RR em solo europeu, devido ao alto custo para enquadrá-la às novas normas antipoluição. Segundo os japoneses, a baixa procura pelo modelo não justificava o investimento.
Por outro lado, as vendas de naked só crescem no mundo todo. Mais versáteis, simples e econômicas, elas oferecem um excelente desempenho para o usuário comum, com o mesmo impacto visual de uma “carenada” custando muito menos, tanto para os compradores quanto às fábricas.
Segundo informações adicionais da imprensa espanhola, os planos da Dorna seria o de criar uma categoria mais interessante de se assistir e visualmente diferente da Moto2 (categoria de acesso à MotoGP). Motocicletas de dois, três e quatro cilindros (entre 600 e 800cc) estariam habilitadas a participar, o que abriria um leque muito grande de modelos, como Honda CB650F, Kawasaki Z650, Triumph Street Triple 675 e Yamaha MT-07.
Por enquanto, o World Supersport acontece normalmente, com toda a sua programação para 2017 inalterada. A nova categoria faria sua estreia em 2018 ou além. Ainda não há uma data oficial de lançamento. Contudo, uma nova classe vai debutar no próximo ano, a WorldSSP 300, curiosamente com superbikes de 250 e 300 cilindradas.
Essa não seria a primeira vez que as naked se enfrentam nas pistas. Nos anos 1970 e 1980 campeonatos com motos de rua eram imensamente populares, principalmente nos Estados Unidos. Futuros campeões mundiais de MotoGP, como Freeddie Spencer, Kevin Schwantz e Eddie Lawson lutavam uns contra os outros com Honda CB900F, Kawasaki Z1000, entre muitas outras.