O World Superbike, assim como já acontece com a MotoGP, também contará com uma etapa na Argentina em 2018. O circuito, no entanto será outro, o “El Villicum”, que ainda está em fase de construção.
O anúncio foi revelado ainda no domingo (9), durante a etapa da MotoGP na Argentina por Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna e Sergio Uñac, governador da província de San Juan, onde está localizado o futuro circuito.
“Sem dúvida, esta é uma boa notícia: saber que a Argentina terá uma rodada no Mundial de Superbike é um sólido passo à frente. A presença dos dois campeonatos mundiais mais importantes de motos na Argentina reflete a paixão de um país que tem vasta e profundamente enraizada história em esportes motorizados.” (Carmelo Ezpeleta)
Uñac, por sua vez, destacou o potencial do novo circuito, que fica próximo à famosa estrada Rota 40, na Cordilheira dos Andes. O político inclusive revelou planos para a construção de um novo hotel, que deverá deixar a região ainda mais hospitaleira para grandes eventos.
“É um projeto que posicionará San Juan no centro do esporte, já que as melhores categorias do motociclismo e automobilismo descobrirão um deslumbrante circuito com o El Villicum criando uma emoção imbatível.” (Sergio Uñac, governador da província de San Juan)
A pista conta com 4,2 quilômetros de extensão com 11 curvas à esquerda e 8 direita. O projeto, encabeçado pelo argentino Leonardo Stella está localizado próximo à cidade de Albardón. O trabalho começou em outubro de 2016 e fará da Argentina o 26º país a receber o World Superbike.
A expectativa é alta, no entanto, para receber uma etapa ainda em 2018, o circuito de Villicum ainda precisa ser homologado oficialmente pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM), o que deve acontecer até o final deste ano. A data da corrida ainda não foi divulgada.