Na próxima temporada, a Yamaha pretende colocar duas equipes oficiais no Mundial de Superbike (WSBK). Além da classe principal, a marca dos diapasões também irá formar um time de fábrica na categoria Supersport.
A revelação foi feita pelos alemães do Speedweek. O impulso para empreitada foi o lançamento da nova Yamaha YZF-R6 ontem (13). A esportiva média será a representante da marca na classe onde competem motocicletas de 600 a 750cc.
A equipe seria a Kallio Racing, de propriedade de Vesa Kallio, irmão do conhecido Mika Kallio. Os contratos ainda não estão assinados, mas a princípio, os pilotos serão o finlandês Niki Tuuli e o francês Jules Cluzel.
“É uma situação perfeita, vou continuar com a Yamaha e a Kallio Racing. A moto atual foi lançada em 2008 e é realmente old-school. Meu objetivo é estar na frente em todas as corridas do ano que vem“, espera Tuuli.
A nova R6 será mostrada no Salão de Milão em novembro, evento onde maiores detalhes sobre a equipe de Supersport devem ser revelados. Desde sua fundação, em 1997, a Yamaha já venceu o campeonato com Jörg Teuchert (2000), Cal Crutchow (2009), Chaz Davies (2011) e Sam Lowes em 2013.
Neste final de semana, o World Superbike está em Jerez, na Espanha para a 12º e penúltima etapa do campeonato. O líder nos treinos livres dessa sexta-feira foi Tom Sykes, da Kawasaki. Com o título na mão, seu companheiro de equipe Jonathan Rea teve um começo difícil, ficando apenas em nono.
Foto | Gold & Goose