A Comissão do World Superbike está estudando introduzir, no próximo ano, uma centralina eletrônica padronizada, semelhante àquela já adotada pela MotoGP, desde o ano passado. O objetivo é nivelar a categoria, mas as montadoras estão contestando.
A comissão, formada por membros da Dorna, FIM e montadoras se reuniu no último dia 9 para discutir várias propostas, incluindo a introdução de uma centralina padronizada. De acordo com o Motorcycle News, eles teriam até conversado com alguns líderes do mais competitivo British Superbike, a fim de discutir regulamentos técnicos.
Os organizadores tentam, de todas as formas, tornar o Mundial de Superbikes mais equilibrado, já que vem sendo completamente dominado por Kawasaki e Ducati nos últimos quatro anos. Apenas pilotos das duas marcas venceram as últimas 12 corridas e em apenas uma ocasião, uma outra marca subiu ao pódio no mesmo período.
A medida, no entanto, vem sendo contestada pelas montadoras, pois eles utilizam as corridas como um campo de testes para desenvolvimentos de suas superbikes de rua. Kawasaki, Ducati, Honda, Yamaha, BMW, Aprilia e MV Agusta participam oficialmente do World Superbike.
As mesmas críticas, contudo, foram feitas na MotoGP antes de sua introdução na temporada 2016. Mas é inegável que a categoria rainha vive agora um período de maior competitividade do que tinha antes. Quanto ao World Superbike, uma declaração da FIM sugere que uma decisão final será tomada nas próximas semanas.