Conforme o prometido, Wayne Rainey voltou a pilotar a sua Yamaha YZR-500 no Festival de Goodwood, no Reino Unido ontem (22). Foi a primeira vez que o tricampeão mundial andou na motocicleta em que sofrera o terrível acidente em Misano 1993.
Rainey foi o piloto mais bem sucedido do Campeonato Mundial no início dos anos 1990, faturando ainda os títulos de 1991 e 1992. Entretanto essa trajetória brilhante foi interrompida no GP de San Marino de 1993 após um acidente até de pequenas proporções, mas que o deixou paralisado da cintura para baixo.
Rainey passou por períodos de depressão extrema em que chegou até a pensar em suicídio. Graças ao apoio da família, amigos e até de rivais, como Eddie Lawson, que comprou um Kart adaptado e o levou para as pistas, felizmente o norte-americano conseguiu se recuperar mentalmente.
Hoje em dia, além de ser o chairman do campeonato norte americano MotoAmerica, Rainey dá suas aceleradas, de vez em quando em motos especialmente adaptadas, como fizera no ano passado com uma Yamaha R1. Essa, no entanto, foi a primeira vez com a velha YZR-500 desde 1993.
A máquina de 160 cv de potência com a qual venceu 24 corridas e atingiu 64 pódios foi adaptada às suas condições pela Yamaha UK em conjunto com a equipe da Padgett’s Motorcycles. Os pedais foram dispensados e a embreagem é gerenciada por um ‘blipper’. A troca de marchas passou para o lado esquerdo do semiguidão.
O Festival de Goodwood, que reúne anualmente o clássicos do esporte a motor, acontece até domingo, 26 de junho. Além de Rainey, a edição desse ano conta também com Giacomo Agostini, Kevin Schwantz, Kenny Roberts, Mick Doohan e Dani Pedrosa, que vai dar algumas voltas com uma KTM RC16.