Wayne Rainey andou de moto novamente. O tricampeão das 500cc, que ficou paralítico em 1993 e voltou a pilotar uma moto pela primeira vez em 2022, rodou em Laguna Seca com uma Yamaha XSR 900 especialmente adaptada.
Rainey sofreu um acidente no GP de San Marino de 1993, no circuito de Misano, ficando paralisado da cintura para baixo no momento em que se encaminhava para garantir o quarto título mundial das 500cc consecutivo. Um dos momentos mais lastimáveis da história desse esporte.
Após um período de depressão, Rainey voltou à frequentar o paddock com a ajuda dos antigos rivais Kevin Schwantz, Eddie Lawson e da Yamaha, a fabricante que sempre defendeu. Em 2022, ele fez uma aparição emocionante no Festival de Goodwood voltando a pilotar a sua YZR-500 de corrida.
Agora, Rainey é um dos cabeças do campeonato americano de superbike, o Moto America e, na etapa de Laguna Seca, que aconteceu entre 11 e 13 de julho, a Yamaha lhe deu uma XSR 900 especialmente decorada com o livery da Marlboro e com adaptações para ele pilotar quando quiser.
A XSR 900 é a versão retrô da MT-09 e, no modelo mais recente, pode ser equipada com um câmbio eletrônico, o Y-AMT, que a Yamaha está lançando. O sistema permite que o piloto passe as marcas através de botões no guidão ou de forma totalmente automática.
Várias outras adaptações foram feitas na moto de Rainey para dar mais suporte a ele durante a pilotagem, incluindo uma grande almofada na parte traseira do tanque de combustível, além de uma posição sentada mais firme.
Para comemorar a entrega, um desfile especial de duas voltas liderado por Rainey junto com vários outros pilotos, policiais da Patrulha Rodoviária da Califórnia e outros motocicilistas ocorreu ao redor do árido circuito de 2,2 milhas, famoso pela curva Corkscrew (Saca Rolhas).
“Foi incrível voltar à pista, tive muito sucesso aqui”, disse o piloto hoje com 64 anos. Foi seu primeiro retorno à Laguna Seca desde o Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1991, onde conquistou a vitória com uma vantagem impressionante de 6,9 segundos.



