A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) divulgou hoje (16) a lista de inscritos para a temporada 2022 de MotoGP. Como se esperava, Luca Marini e Marco Bezzecchi serão os pilotos da VR46, mas o aguardado patrocínio dos sauditas da Aramco não aparece listado.
Normalmente o patrocinador principal pede para incluir o nome da empresa na denominação oficial da equipe, uma forma de ajudar na própria publicidade, como “Monster Energy Yamaha MotoGP” e “Repsol Honda Team” (lista abaixo). A VR46, no entanto, aparece listada apenas como “VR46 Racing”.
Anunciado em abril, o patrocínio da Aramco, uma petrolífera estatal saudita, a maior do mundo em termos de reservas e de produção, pretendia investir US$ 90 milhões em cinco temporadas. Entretanto, os meses foram passando e os principais membros da VR46 nunca mais os mencionaram desde então.
Aparentemente, o negócio dependia da participação do próprio Valentino Rossi como piloto na VR46, um convite que o italiano recusou em favor da aposentadoria, apesar da pressão do príncipe e dono do conglomerado da Aramco, Abdulaziz bin Abdullah Al Saud para fazê-lo.
Sem a Aramco, a VR46 tem que acionar o “plano B”: arrecadar a quantia necessária com os atuais patrocinadores, um grupo de sócios da empresa, enquanto que a Dorna cobre inicialmente a sua entrada na MotoGP. Vale lembrar que a equipe esta deixando a Moto2 para concentrar suas atenções totalmente a Categoria Rainha.
Os pilotos, por outro lado, aparecem devidamente inscritos. Marini já estava certo desde o início, enquanto que Bezzecchi, que encerrou o campeonato de Moto2 em terceiro, nunca foi anunciado formalmente. O italiano será um dos quatro rookies de 2022, junto com Remy Gardner, Raul Fernandez e Fabio di Giannantonio.