A VR46 Racing Team apresentou hoje (24) a sua equipe para a temporada 2024 de MotoGP. O exército de Valentino Rossi tem, como principais novidades, um novo patrocinador principal e um novo piloto.
A dita parceria “de vários anos” com a empresa financeira italiana Mooney, como anunciada na época, durou apenas duas temporadas. Em seu lugar, entra a petrolífera indonésia Pertamina Enduro, em um acordo costurado durante toda a segunda metade de 2023.
A história da equipe já é bastante longa, nossa 11ª temporada e a terceira na MotoGP“, relembra Rossi. “Já tivemos colaborações importantes, mas estamos particularmente felizes com a Pertamina. Na Indonésia existe uma paixão incrível pela MotoGP, parece que estamos nos anos 80, todos são loucos por motos“, contou. “Ver o amarelo nas motos me emociona, agora precisamos fazê-las andar rápido!“
Depois da surpreendente saída de Luca Marini, achar um piloto substituto não foi difícil para a VR46. Com Fabio di Giannantonio dispensado da Gresini Racing e fazendo boas corridas no final de 2023, eles rapidamente chegaram a um acordo. O italiano espera continuar progredindo em 2024.
“É especial estar aqui, é o meu primeiro ano com essa equipe e estou animado. Não há nada melhor do que esse time para continuar evoluindo“, disse Di Giannantonio. “Quando vi a moto pela primeira vez, minha primeira reação foi: ‘Mamma mia, que motocicleta!“
O primeiro piloto, agora é, de fato, Marco Bezzecchi. Depois de um ótimo 2023, onde venceu corridas e chegou a estar na briga pelo título, o piloto italiano quer dar mais um passo em 2024, agora que contará com a Ducati GP23, que era de Pecco Bagnaia e Jorge Martin.
“É um dia fantástico para nós, estamos começando um novo capítulo e mal posso esperar para subir novamente na moto”, disse Bezzecchi. “A moto é brilhante, bonita e muito especial porque é muito diferente das outras. E espero que seja rápida!”
A VR46 permaneceu inalterada em seu principal quadro técnico. Focado em suas corridas de endurance, Valentino Rossi atua apenas como mentor e seu braço direito “Uccio” é o diretor geral. Pablo Nieto, filho do lendário Angel Nieto segue sendo o chefe de corrida em contato direto com os pilotos.
“O objetivo é sempre melhorar. Se você olhar para a nossa temporada do ano passado, é claro que foi fantástica. Acredito que devemos tentar melhorar os nossos erros e acima de tudo devemos aproveitar. Será um ano difícil porque muitos pilotos são muito, muito rápidos. Temos que tentar ser competitivos e ser um dos principais concorrentes”, disse Pablo Nieto.
A VR46 terá de aguardar até o dia 6 de fevereiro para entrar na pista, nos testes coletivos de Sepang, que duram até o dia 8. Além desta, apenas outra sessão está agendada, para os dias 19 e 20 do mesmo mês no circuito de Losail, no Catar. A primeira corrida do ano, nessa mesma pista, é 10 de março.