No finalzinho de 2017, a Aprilia anunciou um Recall nos Estados Unidos devido à um problema nos freios fornecidos pela Brembo. A falha, no entanto, afeta outras marcas que podem fazer o mesmo em breve.
De acordo com pesquisas da Agência Norte Americana de Segurança em Rodovias e Estradas (NHTSA), o problema acontece no conhecido cilindro mestre radial PR16, o segundo mais forte da marca (atrás apenas do M50), que aparentemente pode se quebrar no interior do pistão.
Isso acontece devido às propriedades físicas do material do pistão utilizado no cilindro mestre e também à própria porosidade gerada durante o processo de injeção ao criá-los. Como resultado, os freios podem não funcionar corretamente causando um massivo acidente.
A Brembo também já identificou o problema e, para corrigir a situação, um pistão construído em alumínio será montado no lugar do original, feito de um tipo de plástico (sulfureto de polifenileno). Por enquanto apenas a Aprilia foi notificada para realizar o Recall nas motocicletas RSV4 e Tuono 1100, modelo 2016/2017.
Esse chamamento está marcado para começar em 15 de janeiro de 2018. Contudo, várias outras marca utilizam o cilindro mestre PR16 em suas superbikes de alto desempenho, como Ducati e KTM. Isso significa que mais noticias a esse respeito devem chegar nas próximas semanas.