Depois que Jorge Lorenzo confirmou sua ida para a Ducati em 2017, as atenções da imprensa se voltaram para o seu possível substituto na Yamaha, Maverick Viñales. O espanhol não nega os contatos com a marca de Iwata, mas garante que vai ter calma ao decidir o seu futuro.
O atual piloto da Suzuki está sendo – ao lado de Lorenzo – o nome mais procurado do Grande Prêmio de Jerez, que acontece nesse final de semana. Na conferência de imprensa realizada ontem (21), Viñales demonstrou ter muito respeito por sua atual equipe e afirmou que vai considerar seriamente permanecer.
“É difícil dizer se vou substituir Jorge, porque eu realmente estou pensando muito bem. Foi a Suzuki que me deu sua confiança e eu sempre fui uma pessoa que sente um grande respeito por aqueles que têm confiança em mim. Se tiver que deixar a Suzuki seria uma decisão muito difícil.” (Maverick Viñales)
Viñales negou que a marca de Hamamatsu esteja o pressionando para renovar seu contrato, que expira ao final do ano. O espanhol também disse que está analisando todas as propostas. Recentemente especularam que até a Honda estaria interessada em seus serviços. O piloto, no entanto, acha que Suzuki e Yamaha são as melhores opções.
“Não, a Suzuki e eu sabemos que antes de tomar minha decisão muitas coisas precisam ser analisadas. Os resultados precisam vir. Se eles quiserem que eu permaneça, precisa demonstrar que podem fazer uma moto à altura, algo que eu tenho 100% de certeza de que pode ser feito. Vou deixar o tempo passar e, acima de tudo, decidir com calma. Eu não descarto nada, mas se eu quiser ter o melhor pacote e ficar tranquilo, penso que Suzuki e Yamaha seriam as melhores opções.”
Outro boato que correu o paddock nos últimos dias dizia que Viñales poderia estar automaticamente veiculado à Suzuki caso suba no pódio. O piloto de 21 anos, entretanto esclareceu a situação: “bem, isso é verdade, mas não inteiramente. Temos uma cláusula que diz que se eu estiver entre os seis primeiros dentro de um prazo, eles ficam com a opção de igualar a oferta de outra marca“, afirmou.
Lin Jarvis elogia Viñales
O diretor da equipe Yamaha de MotoGP, Lin Jarvis também foi muito procurado. O britânico elogiou o campeão da Moto3 de 2013, mas também revelou que a marca dos diapasões está negociando com diversos pilotos.
“Maverick é um dos jovens talentos na MotoGP. Eu acho que ele pode se tornar campeão no futuro, por isso é atraente para nós. Estamos negociando com os empresários de vários pilotos. É muito cedo para dizer o quanto estamos próximos à um piloto. Nós expressamos nosso interesse e estamos negociando. A boa notícia é que temos uma moto muito boa e uma grande equipe, então eu acho que temos um pacote muito atraente para oferecer.”
No segundo treino livre realizado nessa sexta-feira (22), Viñales ficou na sexta posição, 166 milésimos atrás de Valentino Rossi, o quinto. O mais veloz foi Jorge Lorenzo, com o tempo de 1min39s555. A classificação para o Grande Prêmio de Jerez acontece amanhã (23).