Assim como já havia feito na Austrália, Maverick Viñales surpreendeu hoje (3), ao estabelecer a volta mais rápida no segundo dia de testes coletivos em Losail, no Catar. O piloto da Suzuki cravou o tempo de 1min55s436, colocando 0s072 sobre Andrea Iannone, da Ducati.
Mostrando que está cada vez mais adaptado à MotoGP – e que o ritmo em Phillip Island não foi obra do acaso – Viñales ocupou as primeiras posições desde que foi a pista. Restava ainda metade do dia quando o espanhol tirou Jorge Lorenzo da liderança.
Valentino Rossi, Marc Márquez e Lorenzo se alternaram na liderança durante as primeiras duas horas e apesar de Lorenzo ter caído para terceiro, o campeão ficou apenas 99 milésimos atrás de Viñales, mostrando que a Yamaha, de fato, é a moto a ser batida nesse início de temporada.
A Ducati também mostrou bastante competitividade. Scott Redding fez o quarto melhor tempo com a Desmosedici GP15 da equipe Pramac. O tempo do britânico foi apenas 0s2 acima do líder, trazendo consigo Hector Barberá, com a “jurássica” GP14.2 em quinto e Andrea Dovizioso, com a nova GP16 em sexto.
A Honda continuou seu calvário. O Circuito Internacional de Losail nunca foi um circuito bom para a RC213V e isso não parece ter mudado. Hoje, o melhor piloto da marca foi Dani Pedrosa, apenas 7º a 0s421 de Viñales. O pequeno espanhol ficou à frente de Rossi, que fechou o dia em uma discreta 8º posição – e de Márquez, apenas nono depois de sofrer um acidente pirotécnico na curva 1. Mesmo assim o bicampeão melhorou quase meio segundo em relação à ontem.
Fechando o top 10, Aleix Espargaró se encarregou de experimentar a Suzuki GSX-RR com a caixa de câmbio totalmente sem costuras e averiguar se o dispositivo é confiável para ser utilizado na primeira corrida da temporada. Confira aqui a relação completa dos tempos marcados hoje.
Além de seus próprios experimentos, os pilotos da MotoGP também foram incumbidos de testar novas opções de pneus trazidos para Losail pela Michelin. A montadora francesa, que retorna à categoria esse ano, ainda está tateando sobre as melhores combinações para serem usadas na temporada. Os testes continuam amanhã (4).