Maverick Viñales conseguiu observar melhor as diferenças entre a Yamaha YZR-M1 e a antiga Suzuki GSX-RR hoje no primeiro dia de testes coletivos de Phillip Island, na Austrália. O espanhol trocou de equipe para essa temporada.

Viñales disse que a Suzuki era mais leve e maneável, permitindo-lhe entrar nas curvas com mais agressividade. Já a Yamaha é mais pesada, o que lhe obrigou a mudar o traçado em algumas curvas. No entanto, é mais forte.
“É muito diferente da moto do ano passado. É um pouco mais pesada, então eu tenho que mudar meus pontos de referência. Esse é o circuito onde notei mais diferença. Mas também tem outras vantagens. A primeira curva, você pode fazer isso super rápido, porque a moto é muito estável. A curva 9, também. Portanto, há aspectos positivos e negativos.” (Maverck Viñales)
Viñales encerrou o primeiro dia na quarta posição, cerca de quatro décimos de segundo atrás do líder, Marc Márquez. Ao site da MotoGP, o espanhol falou que não conseguiu fazer uma volta de classificação, mas está satisfeito com o ritmo.
“Sobre hoje, eu acho que posso estar feliz em uma área: No ritmo da corrida e no set-up básico. Demos um bom passo, me sinto confortável. Nós não definimos uma volta rápida no final da sessão, nos últimos dez minutos, voltamos para os boxes. Ainda temos tempo até o Catar para melhorar o acerto da moto e acho que nosso objetivo aqui é ser rápido e consistente.”
Antes de encerrar o dia em quarto, Viñales vinha liderando a sessão. Apenas na última hora válida que o espanhol foi superado por Márquez, seu companheiro de equipe Valentino Rossi e por seu substituto na Suzuki, Andrea Iannone. Os testes continuam amanhã (16).