Na próxima temporada, Maverick Viñales irá trocar a Suzuki pela Yamaha passando a competir ao lado de Valentino Rossi. O jovem espanhol, no entanto, não se mostra intimidado com a presença do lendário italiano.
Viñales foi entrevistado pelo site Motorsport e falou que Rossi será a referência, mas apenas mais um companheiro de equipe na qual terá a obrigação de superar, tal qual está sendo com Aleix Espargaró, seu atual colega na Suzuki.
“A única coisa que vai mudar é que eu vou pilotar uma Yamaha e que os objetivos serão diferentes. Um colega significa ter uma referência e, dessa maneira, você sabe qual o nível da motocicleta. Mas é óbvio que ele é o primeiro que você tem que vencer. Aleix [Espargaró] também tem sido um rival muito difícil, porque no ano passado ele estava na frente todo fim de semana, e quando isso acontece você dá 200%.” (Maverick Viñales)
Viñales também destacou que a melhora da motocicleta do ano passado para agora foi vital para a conquista de pódios e até uma vitória, o que aconteceu na Inglaterra. Apesar disso, o piloto de 21 anos garante não estar arrependido por ter trocado a Suzuki pela Yamaha.
“Comparando com o ano passado, a pilotagem melhorou graças ao avanço que a moto tomou. Agora eu posso forçar mais. Era mais difícil abordar as corridas em 2015. A motivação não é a mesma quando você sabe que a sua posição natural é, digamos, 11º. Para mim é muito importante saber que posso ganhar, faz me sentir mais à vontade e ser mais focado. Eu não diria que lamento estar saindo. Depois de ter vencido uma etapa e conquistado vários pódios, não me sinto tão mal, porque de certa forma retornei a confiança que a equipe colocou em mim.”
Restando apenas uma etapa para o final do campeonato, Viñales ocupa a quarta posição, apenas 17 pontos atrás de Jorge Lorenzo. Dessa forma, dependendo dos resultados no Grande Prêmio de Valência dentro de três semanas, o espanhol ainda pode encerrar o ano em terceiro.