Maverick Viñales venceu hoje (9) o Grande Prêmio da Argentina de MotoGP, no circuito Termas de Rio Hondo. O espanhol comandou a corrida depois do acidente de Marc Márquez, que caiu sozinho na terceira volta, enquanto liderava. Valentino Rossi e Cal Crutchlow completaram o pódio.
Na largada, Márquez pulou à frente, trazendo consigo Cal Crutchlow, que havia conseguido superar a surpresa dos treinos, Karel Abraham. A corrida não durou nem 30 segundos para Jorge Lorenzo, que tocou em Andrea Iannone na freada para a primeira curva, caiu e teve que abandonar a prova.
Márquez corria à frente tentando abrir vantagem, já que Crutchlow não conseguia acompanhá-lo. O britânico, por sua vez segurava o ritmo das Yamaha, que já vinham em terceiro e quarto com Viñales à frente de Rossi. Abraham, enquanto isso, já havia despencado para a 12º posição.
Viñales tinha dificuldades para superar Crutchlow, muito veloz nas retas. O espanhol precisou de perspicácia para conseguir a a manobra de ultrapassagem na terceira volta, nos esses entre as curvas 8 e 10. Márquez, enquanto isso, já corria com quase três segundos de vantagem na liderança.
Marcando seguidamente a melhor volta, parecia que Márquez chegaria fácil à mais uma vitória. Ao abrirem a quinta volta, no entanto, a surpresa: uma escorregada de frente na frenagem para a curva 2 colocou o piloto da Honda no chão e fora da prova. Viñales assumiu a ponta, com Crutchlow em segundo e Rossi em terceiro.
Viñales passou a comandar a corrida, com Crutchlow e Rossi perto. A briga mais direta acontecia pelo quarto lugar entre Danilo Petrucci, Johann Zarco, Dani Pedrosa, Álvaro Bautista e Andrea Dovizioso, todos próximos e constantemente trocando de posições.
Quando restavam 12 voltas para o final, a Honda teve outra surpresa desagradável, com a queda de Dani Pedrosa. O espanhol caiu exatamente do mesmo jeito e na mesma curva que Márquez. Logo depois, foi a vez de Aleix Espargaró escorregar na freada para a curva 4 derrubando Dovizioso no processo.
Quando restavam sete voltas para o final, Rossi finalmente conseguiu superar Crutchlow e assumir a segunda posição. De formar até surpreendente, Bautista conseguiu deixar Zarco e Petrucci para trás se consolidando na quarta posição. Enquanto isso, Viñales corria tranquilo na ponta, com quase 3 segundos de vantagem para Rossi.
Dessa forma Viñales cruzou a linha de chegada em primeiro, com exatos 2s915 de vantagem para Rossi, que completou a dobradinha da Yamaha. Crutchlow salvou a honra da Honda com o terceiro lugar, enquanto que Bautista foi a surpresa em quarto.
Depois de brigar muito ao longo da corrida, Zarco encerrou a prova em quinto, à frente de Petrucci, Scott Redding, Jack Miller e Abraham, que se aproveitou dos diversos acidentes e abandonos para completar em décimo. Confira aqui os resultados completos.