Maverick Viñales foi discreto hoje (6), no treino classificatório para o Grande Prêmio da Espanha, no circuito de Jerez. Apenas em quarto no grid de largada, o espanhol revelou que teve dificuldades com os pneus nas curvas para o lado esquerdo.
Viñales ocupou apenas posições intermediárias nos treinos livres e em nenhum momento mostrou ter forças para lutar pela pole position com Dani Pedrosa e Marc Márquez. Apenas na última volta válida conseguiu a terceira posição, superada apenas por Cal Crutchlow.
“Acho que hoje foi bom. Trabalhamos muito duro e tentamos encontrar um bom acerto. Honestamente, o lado direito do pneu é realmente bom, mas quando viro para o lado esquerdo, de repente tudo fica escorregadio. Temos que verificá-lo esta noite e trabalhar muito duro para o warm-up de amanhã. (Maverick Viñales)
Apesar das dificuldades – inesperadas, já que a pista costuma favorecer à Yamaha – Viñales ainda acredita em boas possibilidades durante a corrida. A equipe, no entanto, terá que trabalhar duro no acerto e na escolha dos pneus essa noite.
“Nós ainda temos que decidir sobre as opções de pneus. Fizemos muitas voltas com o pneu médio e os tempos de volta não foram tão ruins, então temos que continuar assim. Como fizemos hoje, temos que trabalhar um pouco mais do que costumamos fazer durante o warm-up, então acho que amanhã é importante encontrar um bom set-up, especialmente para o lado esquerdo.”
Viñales, que venceu as duas primeiras etapas do ano, no Catar e na Argentina, se acidentou na última etapa, nos Estados Unidos. Como consequência, perdeu a liderança do campeonato para seu companheiro de equipe Valentino Rossi. O italiano irá largar imediatamente atrás, na sétima posição.