Maverick Viñales novamente foi o mais rápido hoje (16), no segundo dia de testes coletivos de Valência, na Espanha. O espanhol parece cada vez mais a vontade com a Yamaha YZR-M1 que pertencia a Jorge Lorenzo conseguindo superar a casa dos 1min30s.
Viñales percorreu 76 voltas ao longo do dia, anotando a mais veloz delas em 1min29s975, tempo que o colocaria na terceira posição do grid de largada para a corrida de domingo. Para se ter uma noção, apenas Marc Márquez e Lorenzo foram mais velozes na classificação, com espanhol marcando a pole position em 1min29s401.
Voltando aos testes, a segunda posição ficou com Marc Márquez. O campeão da temporada percorreu 78 voltas e apesar de ter sofrido uma pequena queda entre as curvas 1 e 2 ainda pela manhã testou uma diferentes combinações de peças entre os chassis de 2016 e 2017.
Terceiro mais veloz, Andrea Dovizioso repetiu os procedimentos do primeiro dia, comparando as Ducati de 2016 e 2017. Sua melhor volta (1min30s443) foi anotada na 33º de 61 passagens. O italiano ficou à frente do seu agora ex-colega Andrea Iannone, que também está gostando muito de pilotar a nova Suzuki GSX-RR, apesar de ter sofrido um tombo na curva 12, ainda pela manhã.
Dani Pedrosa segue se recuperando de seus ferimentos sofridos no GP do Japão e mostrou muito mais velocidade no segundo dia. O espanhol rodou sempre entre os primeiros e ficou em quinto, 0s711 atrás do líder rodando 48 voltas com a versão 2017 da Honda RC213V.
Com o sexto melhor tempo, Cal Crutchlow ratificou o seu título pessoal de 2016: o piloto mais rápido com equipe independente. O britânico pilotou com muito cuidado para não se acidentar – como no primeiro dia – e percorreu 63 voltas. Quem também maneirou na pilotagem foi Valentino Rossi, apenas sétimo hoje após 69 voltas avaliando a M1 modelo 2017.
Depois de um promissor primeiro dia, Lorenzo foi o primeiro a sair para a pista pela manhã, ansioso para continuar pilotando a Ducati GP17. O espanhol percorreu 66 voltas vitais para a coleta de dados, já que não foi autorizado a participar do teste em Jerez, na próxima semana. A melhor volta (1min30s744) que o colocou em oitavo lugar foi apenas 35 milésimos mais lenta que a de Rossi.
Em nono, Aleix Espargaró surpreendeu com sua nova Aprilia RS-GP, ficando a apenas 0s1 atrás de Lorenzo após 61 voltas. O espanhol foi o único piloto da equipe a participar, já que Sam Lowes foi aconselhado a descansar após o tombo sofrido ontem.
Da mesma forma, Jonas Folger impressionou, colocando a Yamaha M1 da equipe Tech3 em décimo, 0.067 a frente do seu novo companheiro de equipe, Johann Zarco. O bicampeão da Moto2 também melhorou bastante em relação ao primeiro dia, ficando em 11º.
O mesmo não se pode dizer de Alex Rins, que sofreu um fortíssimo acidente ainda pela manhã e foi parar no hospital. Lá se constatou fraturas em duas vértebras da parte superior das costas. Pelo menos um mês de convalescência será necessário, o que tira o espanhol dos testes de Jerez, dentro de duas semanas. Confira aqui os resultados de hoje.