Maverick Viñales foi o mais rápido hoje (12), no último dia de testes coletivos no circuito de Losail, encerrando a pré-temporada da MotoGP. Ao cravar o tempo de 1min54s330, o espanhol melhorou ainda mais o seu recorde de ontem (11) e se estabeleceu como o piloto mais rápido da sessão.
A volta de Viñales foi anotada na 33º volta de 60 passagens ao longo do dia, sendo apenas 71 milésimos mais veloz do que Andrea Dovizioso. Pilotando a nova Ducati GP17 “Hammerhead” que estreou ontem (11), o italiano voltou a andar rápido hoje garantindo a segunda posição.
Dovizioso também precisou acelerar forte para ficar à frente de Dani Pedrosa. Ao marcar 1min54s464 depois de 50 voltas, o espanhol fez o tempo mais rápido de uma Honda ao longo de todo o teste, o suficiente para a terceira posição, apenas 68 milésimos atrás do piloto da Ducati.
Quem também voltou a andar bem foi Jorge Lorenzo. Em uma pista que o agrada e se encaixa bem para a Ducati, o pentacampeão mundial completou 53 voltas e chegou a liderar boa parte do dia, recuando para quarto no final. A melhor delas, em 1min54s519, foi feita utilizando uma carenagem mais convencional em sua GP17.
Álvaro Bautista voltou a andar bem e apesar de uma queda ficou em quinto lugar, apenas 65 milésimos atrás de Lorenzo. Confirmando a boa adaptação da Ducati ao circuito de Losail, a sexta posição ficou com outra moto da marca italiana, pilotada por Scott Redding da equipe Pramac.
Embora tenha recuado para sétimo, Jonas Folger continuou impressionando ao se estabelecer com facilidade entre os dez primeiros. Hoje o alemão completou 53 voltas, apenas 14 milésimos mais rápido do que Cal Crutchlow, o oitavo. O britânco da equipe LCR foi o piloto que mais rodou: 70 voltas.
Menos impressionante do que Folger, mas igualmente realizando progressos, Johann Zarco encerrou os testes na nona posição. O francês, bicampeão da Moto2 ficou à apenas um décimo do seu companheiro de equipe na Tech3 Yamaha.
O dia foi complicado para Marc Márquez. Encarregado de testar uma carenagem radicalmente diferente em sua Honda RC213V, o espanhol caiu pela terceira vez em três dias anotando a melhor volta em 1min54s990, o suficiente apenas para o 10º lugar. O mesmo pode-se dizer de Valentino Rossi, que não conseguiu repetir o seu tempo de ontem ficando apenas em 11º. Confira aqui os resultados completos.
O terceiro dia de atividades no circuito de Losail também foi bastante acidentado. Além das já citadas quedas de Bautista e Márquez, também caíram Andrea Iannone (12º), Karel Abraham (13º), Aleix Espargaró (15º), Danilo Petrucci (18º) e Sam Lowes (19º).
Na combinação tempos ao longo dos três dias de teste, a volta mais rápida foi a de Viñales, seguido de Dovizioso, Pedrosa, Lorenzo e Bautista, todos conquistados hoje. Apenas Rossi manteve na sexta posição com o tempo de ontem. Confira essa tabela aqui. A próxima vez que o pelotão estará reunido será nos treinos livres para o Grande Prêmio do Catar em 24 de março.