Maverick Viñales garantiu hoje (13) a pole position para o Grande Prêmio dos Estados Unidos de MotoGP. O espanhol da Aprilia marcou o tempo recorde de 2min00s864 deixando Pedro Acosta e Marc Márquez para trás.
No Q1, Miguel Oliveira (Trackhouse Aprilia) começou na frente, mas foi seu substituto na KTM, Jack Miller quem conseguiu a melhor volta, 2min01s541. Alex Márquez (Gresini) garantiu a segunda vaga em uma sessão que viu caídas de Brad Binder (KTM) e Fabio Quartararo (Yamaha).
O início do Q2 foi marcado pelo nervosismo de Jorge Martin (Pramac), que caiu duas vezes, na primeira volta rápida e depois novamente na Curva 20. O espanhol, que encerrou a sexta-feira na frente, pegou um carrinho de golfe para voltar aos boxes e logo voltou à pista, mesmo com o macacão avariado.
Enquanto isso acontecia, Viñales (Aprilia) já era o líder com o tempo de 2min01s243. Marquez (Gresini) e Enea Bastianini (Ducati), Aleix Espargaró (Aprilia) e Pedro Acosta (GasGas) vinham na sequência e se apresentavam como os únicos capazes de duelar pela pole position.
Aleix Espargaró rapidamente saiu de cena, pois também caiu na Curva 2 e não teve chances de voltar a tempo de uma nova volta. Pecco Bagnaia (Ducati) ainda conseguiu melhorar para terceiro e tirar o seu companheiro do caminho.
Mas Viñales realmente definiu a pole position com o sensacional tempo de 2min00s864, que ainda quebrou o recorde da pista que pertencia a Bagnaia desde o ano passado em mais de quatro décimos. Restando 30 segundos para o final, Acosta marcou 2min01s192 e subiu para segundo.
Márquez ainda tentou uma volta final, mas não conseguiu melhorar e ficou mesmo em terceiro. Mesmo assim, o octacampeão encerrou como a Ducati mais rápida, ficando a frente de Bagnaia e Bastianini, em quarto e quinto, respectivamente. Pouco inspirado, Jorge Martin ficou apenas em sexto.
Mesmo com a queda, Aleix Espargaró ficou em sétimo, a frente de Fabio Di Giannantonio (VR46), Franco Morbidelli (Pramac) e Marco Bezzecchi (VR46), que também caiu nos últimos minutos e fechou os dez primeiros. Os promovidos pelo Q1, Miller e Alex Márquez, ficaram em 11ª e 12ª, respectivamente.
GP dos EUA – Grid de Largada (12 primeiros)
- Maverick Viñales, Aprilia, 2min00s864
- Pedro Acosta, KTM +0.328
- Marc Márquez, Ducati +0.402
- Pecco Bagnaia, Ducati +0.488
- Enea Bastianini, Ducati +0.575
- Jorge Martin, Ducati +0.647
- Aleix Espargaró, Aprilia +0.698
- Fabio Di Giannantonio, Ducati +0.803
- Franco Morbidelli, Ducati +0.873
- Marco Bezzecchi, Ducati +1.415
- Jack Miller, KTM +1.433
- Alex Márquez, Ducati +1.689