O maior crítico de Maverick Viñales é Maverick Viñales. Mesmo sendo um dos destaques da primeira metade da temporada, o único com três vitórias, o espanhol confessou que ficou decepcionado com o resultado de algumas etapas.
Viñales fez o desabafo ao site Crash.net, que o entrevistou logo após o Grande Prêmio da Alemanha, o último antes das férias. O espanhol acha que eles tiveram condições de chegar à metade do ano na liderança do campeonato.
“Estou desapontado com certeza“, disse Viñales. “Perdemos muitos pontos em quatro corridas. Em Assen se as condições fossem normais poderia ter vencido a corrida, mas finalmente comecei de 11º e cometi um erro. Poderia ser o momento-chave do campeonato porque eu deveria ter conseguido 12, 13 pontos”, analisou.
“No começo da temporada, confirmamos que somos fortes e depois confirmamos que devemos aprender. Espero que tenhamos aprendido“, ressaltou Viñales. “O plano tem que mudar se quisermos se quisermos ser como no começo. Temos que fazer a moto funcionar como antes. Se pudermos fazer isso, estaremos vencendo corridas e o campeonato“, acredita.
Apesar das críticas à equipe, Viñales também garante que aprendeu e ainda está aprendendo muito: “coisas como essa nos fazem aprender muito; pelo menos para mim porque a equipe tem muita experiência. Depende de mim aprender e faremos um bom trabalho. Vou tentar voltar mais forte“, garante.
Nos testes realizados em Barcelona em junho, a Yamaha trouxe algumas novidades, como um novo chassi. Viñales preferiu o antigo, enquanto que Valentino Rossi foi com o novo e venceu o GP de Assen na Holanda.
O espanhol, no entanto, acha que o maior problema é a eletrônica: “em algumas corridas ficamos muito confusos e não mantivemos a mesma linha na parte eletrônica e mudamos muito“, afirma. “Precisamos recuperar a confiança do início da temporada“, concluiu.