Maverick Viñales foi o mais rápido hoje (15) no primeiro dia de testes coletivos de Valência. Em seu primeiro contato com a Yamaha, o espanhol marcou o tempo de 1min30s930, 20 milésimos mais veloz do que Valentino Rossi, o líder pela manhã. Jorge Lorenzo também surpreendeu e ficou em terceiro.
Apenas dois dias após o Grande Prêmio de Valência, as motos voltaram a entrar na pista do circuito Ricardo Tormo para os primeiros testes coletivos visando 2017. Foi o primeiro dia de trabalho para os pilotos que mudaram de equipe, como Viñales, que deixou a Suzuki para pilotar a Yamaha YZR-M1 de Lorenzo.
Conforme se esperava, Viñales foi veloz logo de cara, ocupando as primeiras posições desde a sessão matutina. O líder, naquele momento era seu novo companheiro de equipe Rossi, que encerrou a manhã com o melhor tempo (1min30s950). À tarde, no entanto, o espanhol conseguiu baixar essa marca em 20 milésimos mantendo as duas Yamaha na frente.
As atenções também estiveram voltadas para Lorenzo. Fazendo a sua estreia pela Ducati, o espanhol teve menos dificuldades do que se esperava ficando em oitavo pela manhã e em terceiro à tarde, quando marcou o tempo de 1min31s052, apenas 0s122 mais lento que Viñales. O pentacampeão deu 60 voltas com uma Desmosedici GP17 ainda com asas.
Marc Márquez se manteve entre os primeiros durante todo o dia. O campeão da temporada ficou em segundo pela manhã (1min31s102), mas não conseguiu melhorar à tarde e caiu para a quarta posição. Andrea Dovizioso colocou a segunda Ducati em quinto e Cal Crutchlow percorreu 69 voltas para ficar em sexto, antes de cair e encerrar seu teste mais cedo.
Outra estreia importante foi a de Andrea Iannone com a Suzuki que era de Viñales. O italiano também surpreendeu marcando 1min31s165 pela manhã, mas sofreu um pequeno acidente à tarde. Seu companheiro de equipe, o novato Alex Rins foi um dos que mais rodou para se aclimatizar à GSX-RR. O espanhol oriundo da Moto2 ficou em 21º.
Além de Rins outros pilotos que vieram da Moto2 fizeram a sua estreia. Foi o caso do bicampeão do mundo Johann Zarco, que percorreu 61 voltas com a Yamaha M1 da equipe Tech3 fechando o dia em 17º. O britânico Sam Lowes também debutou pela Aprilia, ficando em 24º.
A KTM continuou sua preparação para a estreia em 2017, agora com os pilotos oficiais Pol Espargaró e Bradley Smith. A dupla, que já competia junta na Yamaha Tech3 teve o seu primeiro contato com o modelo RC16 ficando em 19º e 20º, respectivamente. Confira aqui os resultados do primeiro dia.
O dia ainda contou com a presença de Francesco Bagnaia. O italiano participou do teste com uma Honda RC213V da equipe Aspar, graças à uma aposta que fez com seu chefe de equipe na Moto3 por ter vencido duas corridas na temporada. O piloto de 19 anos ficou a 6s010 do líder. Os trabalhos continuam amanhã.