Maverick Viñales venceu hoje (13) a Sprint Race do GP dos Estados Unidos de MotoGP. O espanhol liderou a corrida curta de ponta a ponta e não deu chances a Marc Márquez vencer pela primeira vez com a Ducati.
Viñales, que já havia liderado o primeiro treino livre e assegurou a pole position, conseguiu manter a primeira posição na largada, algo raro e que evidencia como a Aprilia está bem no Circuito das Américas. Márquez (Gresini) conseguiu superar Pedro Acosta (GasGas) e pulou para segundo.
Márquez bem que tentou acompanhar Viñales, mas passou mais tempo se defendendo dos ataques de Acosta, que fazia de tudo para ultrapassá-lo. Na volta 6, o novato espanhol chegou a estar na frente, mas o experiente octacampeão deu o troco logo em seguida.
Essa briga acabou aproximando Jorge Martin (Pramac) que havia ficado para trás na largada e conseguiu ultrapassar Acosta algumas curvas adiante. Mas o vice-campeão do mundo não teve fôlego para alcançar Márquez, que a essa altura havia conseguido abrir uma boa diferença a frente.
Quem também lutava para se recuperar de uma má largada era Pecco Bagnaia (Ducati) que despencou de quarto para décimo. Aos poucos, no entanto, o bicampeão reinante foi melhorando e ultrapassou Raul Fernandez (Trackhouse) e Franco Morbidelli (Pramac) para ficar em oitavo.
Viñales, portanto, cruzou a linha de chegada com 2s2 de vantagem para Márquez, que por sua vez vinha 2s1 a diante de Martin, que garantiu o terceiro lugar. Acosta ficou em quarto, Aleix Espargaró (Aprilia) em quinto e Enea Bastianini (Ducati) em sexto.
Jack Miller (KTM) que ocupava o sexto lugar até a última volta, foi ultrapassado e ficou em sétimo, com Pecco Bagnaia em oitavo, marcando apenas dois pontos. Raul Fernandez e Franco Morbidelli completaram os dez primeiros.
Corrida péssima para a Yamaha, com Fábio Quartararo em uma distante 15ª posição e Alex Rins em 16ª. Pior ainda para a Honda, que viu três de seus quatro pilotos caírem. Apenas Luca Marini completou a prova em 17ª e último, com 22 segundos de atraso para o líder, após apenas 10 voltas.
GP dos EUA – Sprint Race
- Maverick Viñales (E) Aprilia, 10 voltas em 20:27,825
- Marc Márquez (E) Gresini Ducati +2,294 seg
- Jorge Martín (E) Pramac Ducati +4,399
- Pedro Acosta (E) GASGAS +6,480
- Aleix Espargaró (E) Aprilia +6,657
- Enea Bastianini (I) Ducati +8,621
- Jack Miller (AUS) KTM +9,237
- Francesco Bagnaia (I) Ducati +9,349
- Raúl Fernández (E) Trackhouse Aprilia +9,637
- Franco Morbidelli (I) Pramac Ducati +9,894
- Miguel Oliveira (P) Trackhouse Aprilia +10,364
- Brad Binder (ZA) KTM +10,724
- Marco Bezzecchi (I) VR46 Ducati +11,549
- Alex Márquez (E) Gresini Ducati +15,468
- Fabio Quartararo (F) Yamaha +15,574
- Alex Rins (E) Yamaha +18,146
- Luca Marini (I) Repsol Honda +22,989
Não completaram
- Johann Zarco (F) LCR Honda, queda
- Joan Mir (E) Repsol Honda, queda
- Augusto Fernandez (E) GASGAS, queda
- Fabio Di Giannantonio (I) VR46 Ducati, problemas mecânicos
- Takaaki Nakagami (J) LCR Honda, queda